Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/229
Title: Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
Authors: Dias, Alice Sousa
Keywords: Educação social
Gerontologia
Educação
Ética
Humanismo
TMES
Issue Date: 2012
Citation: Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social.
Abstract: A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.
URI: http://hdl.handle.net/11328/229
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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