Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/213
Title: Um olhar sobre o funcionamento das unidades de apoio à multideficiência no distrito de Braga
Authors: Ferreira, Filipa Maria Patrão da Cruz
Keywords: Multideficiência
Unidades especializadas
Deficiência
Aprendizagem
Necessidades educativas especiais
TME
Issue Date: 2009
Citation: Ferreira, F. M. P. C. (2009). Um olhar sobre o funcionamento das unidades de apoio à multideficiência no distrito de Braga. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: Os especialistas em educação reconhecem a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá de encontro às necessidades educativas de cada aluno. A colocação dos alunos com multideficiências nas escolas não escapa à controvérsia sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. As unidades especializadas são recurso pedagógico especializado da escola destinado a alunos com multideficiência e visam a participação activa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivência de experiências de sucesso. É neste contexto que o presente estudo analisa o funcionamento das unidades de apoio à multideficiência no distrito de Braga. Pelos resultados obtidos verificámos que estas unidades no geral funcionam bem e que encarregados de educação estão satisfeitos com o seu funcionamento. Constatámos também que há falta de recursos humanos, de recursos materiais e de espaços nas escolas para trabalhar com os alunos de multideficiência, o que limita todo o trabalho dos professores. Pretendemos com este estudo alertar todos os profissionais de educação para a problemática das crianças com multideficiência nas unidades especializadas, que esperam por soluções e respostas adequadas para os seus problemas.
URI: http://hdl.handle.net/11328/213
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 385.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.