Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/2119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, João Carlos Machado de , orientador científico-
dc.contributor.authorBelo, Francisco-
dc.date.accessioned2018-03-01T12:04:14Z-
dc.date.available2018-03-01T12:04:14Z-
dc.date.issued2018-02-09-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationBelo, F. (2018). O insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2119pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2119-
dc.description.abstractO Insucesso Escolar vem sendo objeto de várias investigações no decorrer do tempo, pelo facto da sua importância para a vida profissional, pessoal, social e emocional do indivíduo. Esta investigação visou relacionar o insucesso escolar dos alunos da 9ª Classe na Escola do 1º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria – Lobito, nos anos 2013/2014, através de um estudo, fundamentalmente, descritivo. Em simultâneo, pretendemos saber qual a perceção dos professores correlação o insucesso escolar, para tentar aproximar-nos da realidade dos factos; formulou-se, algumas hipóteses de investigação que nos revelaram alguns fatores que estão na base do insucesso escolar, registado em dois anos letivos escolares, como por exemplo: falta de acompanhamento dos pais/encarregados de educação, as condições socioeconómicas, a distância, a falta de competência dos professores, problemas de saúde, falta de motivação dos alunos, falta de tempo para os estudos, a dificuldade de compreender as explicações dos professores e a indisciplina na sala de aula. Numa primeira análise dos dados fizeram-nos crer e perceber que existem alguns fatores influentes que precisamente devem ser bem contornados. Por esta razão, com a presente investigação concluímos e recomendamos aos alunos, professores, encarregados de educação e a todas forças vivas que direta ou indiretamente envolvem-se no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) o empenho com toda a dedicação e responsabilidade para o sucesso escolar.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.titleO insucesso escolar na escola do 1.º Ciclo Nossa Senhora da Sabedoria Lobito/Benguela - Angolapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid201851300pt_PT
dc.subject.fosEducationpt_PT
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 593.pdf11.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.