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Title: Contributo para o estudo da liderança escolar: Um estudo sobre os diretores das escolas não agrupadas/agrupamentos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga
Authors: Machado, Eusébio André, orientador científico
Barbosa, Maria Margarida da Rocha
Keywords: Estilos
Liderança
Gestor
Diretor
Organização
Escola
Styles
Leadership
Manager
Headmaster
Organization
School
Issue Date: 10-Dec-2014
Citation: Barbosa, M. M. R. (2014). Contributo para o estudo da liderança escolar: Um estudo sobre os diretores das escolas não agrupadas/agrupamentos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2107
Abstract: A problemática da liderança escolar tem sido objeto de particular atenção reflexiva e empírica, em particular nos anos 80 do século passado, devido em larga medida à sua ligação intrínseca não só ao desenvolvimento em torno das teorias das organizações, mas também à ideia de ser uma condição de sucesso do serviço prestado pelas escolas. Com efeito, existe uma aturada investigação sobre liderança escolar, tendo em conta a sua relação com a “organização escolar” (cultura, comunicação, clima, normas, práticas, etc.) e o modo como se configura em termos de modelos/estilos, tais como os que são apresentados por Glanz (2003) e Bass e Avolio (2004). Neste sentido, o presente estudo pretende conhecer a forma como a gestão das escolas não agrupadas e agrupamentos se está a desenvolver no presente quadro normativo (Decreto-lei nº75/2008, de 22 de abril e alterações), sobretudo no que concerne à caraterização do modelo/estilo de liderança dos diretores de agrupamento e das escolas não agrupadas, respondendo, assim, à seguinte questão: que modelo/estilo de liderança desenvolvem os diretores das escolas não agrupadas e dos agrupamentos de escolas dos distritos de Viana do Castelo e de Braga? Para o efeito, utilizou-se um design/plano de investigação multimétodo, com a investigação a iniciar-se com uma abordagem quantitativa “major” (QUAN), na qual se recorreu ao inquérito por questionário de caracterização de estilo de liderança proposto por Glanz (2003) e ao inquérito por questionário Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass e Avolio (2004). Posteriormente, desenvolveu-se uma abordagem de carácter qualitativo “minor” (QUAL), com base em cinco entrevistas realizadas a cinco diretores escolhidos ao acaso (n=5). Neste caso, trata-se de uma amostra constituída por 46 participantes (n=46). Os resultados permitem concluir que a maioria dos diretores participantes se enquadra no estilo de liderança “empático dinâmico”, cujo “carisma suave” se torna uma vantagem mútua, sendo o mais sensível às necessidades das pessoas, de acordo com Glanz (2003). Por outro lado, a aplicação do instrumento MLQ de Bass e Avolio (2004), corroborando empiricamente “a liderança transformacional” como a mais eficaz, demonstrou como principais resultados os relativos aos Comportamentos de Reforço Contingente da Liderança Transacional, da Gestão por Exceção – Ativa, também um atributo da Liderança Transacional e, finalmente, o atributo Gestão por Exceção-Passiva do estilo de Liderança Laissez-Faire.
The school leadership issue has been the object of empirical and reflexive attention, in particular during the 80s of last century, mainly due to its intrinsic connection, not only to the development around organizational theories, but also to the idea of it been a condition for success of the service provided by schools. As it turns out, there is an intense research about school leadership, considering its relation with “school organization” (culture, communication, environment, rules, practices, etc.) and the way it is constituted, in terms of models/styles, such as the ones presented by Glanz (2003) and Bass and Avolio (2004). Thus, the present study aims to get to know the way the grouped and non-grouped schools’ management is developing under the current normative scenario (law-decree number 75/2008, April 22nd and further changes), mainly when it comes to the grouped and non-grouped schools’ headmasters’ leadership model/style characterization, hence, answering the following question: what leadership model/style do the grouped and non-grouped schools’ headmasters, from Viana do Castelo and Braga’s districts, develop? In order to do that, it was used a multi-method research plan/design, in which the research begins with a major quantitative approach (QUAN), on which it was applied the questionnaire survey for the characterization of leadership style, as proposed by Glanz (2003), and questionnaire survey Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), by Bass and Avolio (2004). In this case, there was a sample of 46 participants (n=46). The results allow us to conclude that the majority of participant headmasters fit on the “empathic dynamic” leadership style, whose “soft charisma” turns into a mututal avantage, as they are the most sensible to people’s needs, according to Glanz (2003). On the other hand, the application of Bass and Avolio’s MQL instrument (2004), which empirically corroborates the “transformational leadership” as the most effective, had as its main results the ones related to the Transactional Leadership Contingent Reinforcement Behaviour, which comes from the Active Management by Exception, which is also an attribue of the Transactional Leadership style, and, finally, the Passive Management by Exception, from the Laissez-Faire Leadership style.
URI: http://hdl.handle.net/11328/2107
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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