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Title: Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
Authors: Coelho, Ana Maria Teixeira
Keywords: Diferenciação
Currículo
Inteligências múltiplas
Estilos de aprendizagem
TME
Issue Date: 2010
Citation: Coelho, A. M. T. (2010). Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: Face à mudança de paradigma exigido por um mundo cada vez mais globalizado, onde o conceito de distância se relativizou, mas, ao mesmo tempo, o risco de exclusão se acentuou, a educação enfrenta novos desafios no sentido de actuar como elemento catalisador das mudanças sociais, económicas e mesmo políticas, actuando como motor e promotor do desenvolvimento humano, proporcionando oportunidades a todos aqueles que buscam uma melhoria de perspectiva de vida. Esta missão atribui às escolas novos papéis que voluntária ou involuntariamente têm de desempenhar, provocando tensões entre os diferentes actores do processo educativo que aí tem lugar. A diferenciação pedagógica vem, nesta perspectiva abrir algumas janelas para acolher e integrar as mudanças que estão a ter lugar, de modo a que a educação cumpra o seu desígnio. Para além de analisar algumas das diferenças a que as escolas e professores deverão estar atentos, este estudo revê a evolução das noções de currículo e diferenciação e debruça-se sobre algumas das práticas que, no âmbito da diferenciação pedagógica, já têm lugar nas escolas. No que se refere à parte experimental, este estudo parte de um projecto de diferenciação pedagógica posto em prática numa escola oficial portuguesa e avalia o impacto que ele teve na motivação e aproveitamento dos alunos envolvidos. As a consequence of the change of paradigm demanded by an increasingly globalised world, in which the concept of distance has changed, but also where the risk of exclusion has grown substantially, education is facing new challenges, so as to act as a catalysing element of all the social, economic and political changes, becoming thus the driving force towards the promotion of human development, by supplying opportunities to all those who are looking forward to improving their life prospects. This mission gives schools new roles, which voluntarily or not, they have to play, triggering new tensions among all the actors in the educational process that is taking place at school. Pedagogical differentiation has come to open new horizons, to welcome and integrate the changes that are taking place, so that education can fulfill its ultimate goal. Besides analysing some of the differences which schools and teachers should be aware of, this study outlines the evolution of the curriculum and differentiation concepts and refers to some of the practical approaches to differentiation that are taking place at schools. As for the experimental component, this work starts from a project that took place in a state-run secondary school to analyse its impact on students’ motivation and performance.
URI: http://hdl.handle.net/11328/21
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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