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Title: Análise qualitativa de relatórios de avaliação psicológica no contexto de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Authors: Leal, Ivo Miguel Freire
Keywords: Avaliação psicológica
Relatório de avaliação psicológica
Maus tratos
Psychological evaluation
Psychological evaluation report
child protection committee
TMPS
Issue Date: 2012
Citation: Leal, I. M. F. (2012). Análise qualitativa de relatórios de avaliação psicológica no contexto de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Dissertação de Mestrado em Psicologia.
Abstract: O presente estudo tem o intuito de investigar a informação contida em relatórios de avaliação psicológica tentando contribuir para a compreensão da cooperação da psicologia nas problemáticas e atuação das Comissões de Proteção de Crianças e jove (CPCJ). Desta forma, foram abordadas as temáticas da avaliação psicológica e maus tratos. Optámos por analisar relatórios de avaliação psicológica de origem externa (à instituição), apensos a processos arquivados de uma CPCJ. No sentido de aceder aos relatórios de avaliação psicológica, recorremos ao arquivo de uma CPCJ do distrito Porto. O método selecionado para tratar os dados e suportar o estudo estruturou-se partir da metodologia qualitativa “grounded theory”, com o sentido de demonstrar a essência do tipo de informação integrada nos relatórios. Os resultados obtidos mostra a descoberta de diferentes conceções de relatórios, da qual sobressaem três tipos de relatórios, denominados com as seguintes designações: “Comuns”; “Registo psicodinâmico”; e “Registo de audição”. A informação que surge numa larga maioria dos relatórios refere-se aos aspetos da organização formal, personalidade, identificações, instrumentos de avaliação psicológica, saúde e intervenções psicológicas. A análise revelou-se ser uma fonte de questões e dúvidas, do que propiamente um objeto conclusivo. Mais do que respostas, despontaram novas questõ que poderão conduzir a novas investigações. This research project intends to research the information comprised in psychological evaluation reports in an attempt to contribute to a more comprehensive understanding of the cooperation of psychology in the problems and acting of child protection committees. Therefore, psychological evaluation and child abuse issues were dealt with. We have chosen to analyse psychological evaluation reports of external origin (from the institution), attached to file of a Child Protection Committee (CPT). To have access to the psychological evaluation reports, we have selected an CPT from the Oporto district area. The selected method to handle the data and support the study structured itself on the qualitative methodology known as grounded theory, in an attempt to demonstrate the core of the type of information contained in those reports. The final results unveil different conceptions of reports. It is possible to distinguish three types, namely “common”, “psychodinamic register” and “listening register”. The information collected in a large scale from the reports concerns formal organization, personality, identifications, psychological assessment tools and health and psychologycal interventions aspects. The analysis revealed itself a source of questions and doubts rather than conclusions. More than answers, new questions arose that may lead to further research projects.
URI: http://hdl.handle.net/11328/200
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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