Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/196
Title: Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares.
Authors: Souto, Maria Olívia Lopes Moreira
Keywords: Arquitectura escolar
Espaço escolar
Escola inclusiva
Inclusão
Necessidades educativas especiais
TME
Issue Date: 2009
Citation: Souto, M.O.L.M. (2009). Contribuição para o estudo do processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e suas repercussões nos espaços de dois edifícios escolares. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: A concepção de Escola Inclusiva defende que todos os alunos têm direito à educação independentemente das suas dificuldades e diferenças e para tal, as escolas devem organizar-se, criando apoios e serviços adequados. Neste contexto, consideramos as estruturas físicas e as condições funcionais dos edifícios escolares como factores a serem destacados no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Este trabalho teve como preocupação central compreender o processo de inclusão de alunos com NEE e as repercussões nos espaços de dois edifícios escolares do 1º ciclo do Ensino Básico, EB1/JI de Aguçadoura e EB1/JI do Século, ambos no concelho da Póvoa de Varzim. Assim, foi definido o objectivo de verificar se os espaços de aprendizagem são propiciadores da educação inclusiva e se são também aptos a acolher alunos com necessidades educativas graves, (multideficiência e autismo), assegurando-lhes as condições mínimas de acessibilidade, autonomia e interacção. Os resultados encontrados mostram os aspectos positivos e menos positivos da acessibilidade nos dois edifícios escolares, as modificações introduzidas nos espaços, no mobiliário e nos equipamentos existentes para acolher os alunos com NEE, assim como, as estratégias encontradas pelas escolas para facilitar a inclusão dos mesmos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/196
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 408.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.