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Title: O gestor e os modelos de gestão nas escolas privadas e nas escolas públicas.
Authors: Tavares, Luís Manuel Torres Almeida
Keywords: Gestão escolar
Escolas públicas
Escolas particulares
Liderança
Autonomia
Planeamento
Organização
Controle
TME
Issue Date: Sep-2011
Citation: Tavares, L. M. T. A. (2011). O gestor e os modelos de gestão nas escolas privadas e nas escolas públicas. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
Abstract: A presente investigação, subor dinada ao tema “Os modelos de gestão nas escolas privadas e nas escolas públicas”, pretende fazer uma reflexão em torno da autonomia e das lideranças, nomeadamente ao nível do planeamento, organização, direcção e controle. Visa aprofundar o conhecimento da acção dos directores, da s ua formação, competências a nível de admini stração, gestão, de coordenação, de comunicação, de relacionamento interpessoal e de inovação, identificando as suas formas de dirigir, e avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes. Com a publicação do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril , instituiu-se nas escolas públicas um modelo de gestão centrado na figura do d irector, a quem é “confiada a gestão administrat iva, financeira e pedagógica”, embora sem grande impacto no ensino particular, onde a direcção já era exercida por um gestor de topo designado de director, assim os modelos de gestão das escolas públicas convergem no sentido do modelo de gestão das escolas privadas no que concerne às competências e perfil do director. Este decre to prevê o reforço da particip ação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino, o reforço d as lideranças nas escolas, o que constitui uma das mais necessá rias medidas de reorganização do regime de adm inistração escolar e o reforço da autonomia das escolas. A investigação assenta num estudo exploratório referente ao desempenho de directores de escolas privadas e públicas, do distrito de Aveiro e Viseu. A amostra é constituída por seis directores, três de escolas públicas e três de escolas privadas, que responderam a uma entrevista s emi-estruturada, que posteriormente foi objecto de tratamento e análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que cada vez mais a gestão das escolas se desenvolve numa acção centrada no alun o, na sua satisfação e fidelização, que implica líder es mais dinâmi cos, criativos, inovadores e empreendedores. This research entiled “Models of management in private schools and public schools,” intends to make a re flection on the autonomy and l eadership in terms of planning, organization, direction and control. Seeks to deepen the knowledge of the directors`action, their training, skills in the administration, management , coordination, communication, interp ersonal and innovation by identifying forms of driving, and evaluating the organizational impacts arising therefrom. Whith the publication of Decree-Law n.º 75/2008, of 22 April, was instituted in public schools a management mo del focused on the figure of t he director, who is “entrused with the administrative, financial and educational , “ though without much impact on private schools, where the direction was carried out by a senior manager appointed as director, and man agement models of public schoo ls converge in the direction of the management model of private schools with re spect to the skills and profile of the director. This decree is intended to reinforce families and communities`participation in the strategic direction of schools, strengthening leadership in schools, which is one of the most necessary measures to reorganize the system of school administration and the strengthening of school autonomy. The research is based on an exploratory study on the performance of directors of private and public schools in the districts of Aveiro and Viseu. The sample consists of six directors, three from public schools and three from private schools that responded to a semi-sctructured interview, wich was later treated and conted analysis. The results show that increasingly the management of schools develops in a student-centered action, on their satisfaction and loyalty, which involves leaders more dynamic, creative, innovative and enterprising.
URI: http://hdl.handle.net/11328/195
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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