Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQueiroga, Carlos Manuel Freitaspt_PT
dc.date.accessioned2009-05-15T09:18:04Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:43Z-
dc.date.available2009-05-15T09:18:04Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:43Z-
dc.date.issued2007pt_PT
dc.identifier.citationQueiroga, C.M.F. (2007). Supervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 323pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/191-
dc.description.abstractEsta investigação pretende descrever o Conceito de Supervisão e o Processo Supervisivo, onde estão incluídos os vários Cenários Supervisivos. A investigação pretende ser um contributo, no âmbito da Formação de Professores com a necessidade de se desenvolverem programas onde se adoptem estratégias que sejam grandes promotoras da Auto-Reflexão e que possam "moldar" o professor estagiário ao longo da Prática Pedagógica. O estudo apresentado segue as linhas de orientação acima referidas e pretende-se analisar a importância de algumas estratégias para uma formação reflexiva de professores estagiários de Educação Visual e Tecnológica. Este estudo envolve um Orientador e Três Professores Estagiários. Considerando o estudo feito como um todo, a metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação interpretativa e qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, narrativa e diários de auto-reflexão. A informação recolhida foi sujeita à análise de conteúdo proveniente dos instrumentos de recolha de dados acima referidos. Os resultados obtidos indicam uma mudança nas representações e atitudes dos professores estagiários ao adoptarem uma atitude reflexiva sobre a sua própria actuação e assumem-se como corresponsáveis para a sua formação. Em relação às consequências deste estudo, ao nível da Investigação da Formação inicial de professores , incide para que haja um maior envolvimento dos professores em formação, quer ao nível dos Programas de Formação, quer na elaboração dos instrumentos de observação.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor João Paulo Ferreira Delgado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectDidáctica escolaept_PT
dc.subjectCoordenação da educaçãopt_PT
dc.subjectTME-
dc.titleSupervisão pedagógica: supervisão e/ou reflexão.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 323.pdf976.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.