Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/190
Title: Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
Authors: Gomes, Anabela Meireles
Keywords: Avaliação da disciplina de inglês
Avaliação curricular
Ensino-aprendizagem
TME
Issue Date: 2006
Citation: Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação
Abstract: Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/190
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 284.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.