Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1888
Title: Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela
Authors: Machado, André Eusébio, orientador científico
Mateus, Yolanda Beibi Tchinendele
Keywords: Avaliação
Desempenho
Docente
Formação
Evaluation
Performance
Teacher
Training
Issue Date: Apr-2017
Citation: Mateus, Y.B.T. (2017). Avaliação do desempenho docente: Estudo de caso da Escola de Formação de Professores de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1888
Abstract: O principal objetivo da presente dissertação foi estudar o processo da aplicação da Avaliação do Desempenho Docente, em particular na Escola de Formação de Professores de Benguela, tendo a sua relevância para a melhoria da qualidade docente. Quanto à opção metodológica, o estudo assumiu uma natureza qualitativa, tendo como estratégia o estudo de caso e a entrevista como instrumento de recolha de dados. O estudo empírico transcorreu no ano letivo de 2016 na Escola de Formação de Professores do Município de Benguela, com uma amostra de 8 professores (n=8). Os principais resultados da presente investigação apontam para o facto de os professores entrevistados não só desconhecerem a essência da avaliação do desempenho e a influência desta na sua vida profissional, como também apresentarem a perceção de que a Avaliação de Desempenho Docente é um processo complexo, capaz de criar tensões, desânimo, conflito e mal-estar, afetando de uma forma visível as relações interpessoais.
The main objective of this dissertation was to study the process of applying the Teacher Evaluation process, in particular in the Benguela Teachers' Training School, considering its relevance for the improvement of teaching quality. As for the methodological options, the study assumed a qualitative nature, having as strategy the case study and the interview as a data collection instrument. The empirical study was carried out in the school year of 2016 at the Teachers' Training School of the Municipality of Benguela, with a sample of 8 teachers (n = 8). The main results of the present investigation point out that the interviewed teachers not only do not know the essence of the Teacher Evaluation process and the its influence of in their professional development, but also present the perception that the Teacher Evaluation is a complex process, capable of creating tensions, discouragement, conflict and uneasiness, affecting in a visible way the interpersonal relations.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1888
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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