Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1885
Title: Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola
Authors: Pacheco, Luís, orientador científico
Correia, Carlos Chipala
Keywords: Investimento
Educação
Desenvolvimento
População
Crescimento
Investment
Education
Development
Population
Growth
Issue Date: 22-Jun-2017
Citation: Correia, C.C. (2017). Investimento na educação e desenvolvimento económico: O caso de Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1885
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teóricoempírica desenvolvida em Angola, cujo objeto incide sobre o investimento na educação em Angola, visando avaliar efetivamente o contributo da educação para o desenvolvimento económico nacional. Na perspetiva de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Investimento, Educação e Desenvolvimento Económico, no âmbito de se proporcionar uma melhor compreensão do objeto de estudo. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do setor educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar a necessidade de investimento neste setor fundamental do ser humano face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. A educação em Angola tem revelado nos últimos cinco anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objetivo nº 3, respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os fatores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidade
The present work it is a master thesis, fruit of an empirical research developed in Angola, whose object is levied on the research in education in Angola, aiming to assess effectively the contribution of education to the national economic development. In view of strengthening the theoretical-conceptual framework, we sought to undertake a profound reflection around three key concepts: investment, education and economic development, in the context of whether to have provided a better understanding of the object of study. The units of analysis will demonstrate the variables more expressive, in relation to the reality of the educational setor and dynamics of development by that has passed the country in order to measure the need for investment in this key sector of the human being with regard to the context of constraints and existing resources over the years. The education in Angola has revealed to us in the last five years the quantitative and qualitative progress, translated in the increment of enrolment and of school attendance in primary education and qualification of teachers. On this basis, it has materialized the good level the 2nd Millennium goal (achieve universal primary education) but has been problematic the achievement of the 3rd goal, concerning the promotion of gender equality in education. Among the explanatory factors of inequalities are: the structure of the school network deficient in rural areas the poverty of families; and the cultural traditions (Rites of Initiation) which, in combination, prevent the permanence of girls in school, lead to the early discontinuation, to that follows the marriage and motherhood.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1885
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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