Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1873
Title: Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na Associação de Solidariedade Social da Madalena
Authors: Faceira, Júlio, orientador científico
Rocha, Vitor Hugo Lourenço
Keywords: Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
NP EN ISO 9001: 2015
Terceiro setor
Estratégia
Quality
Quality Management System
Third Sector
Política da qualidade
Issue Date: 10-Mar-2017
Citation: Rocha, V. H. L. (2016). Implementação de um sistema de gestão da qualidade na Associação de Solidariedade Social da Madalena. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1873
Abstract: O objetivo primordial do presente projeto passa pela implementação de um SGQ na ASSM, sustentado na NP EN ISO 9001: 2015. A adoção de SGQ por parte de instituições do terceiro setor é uma prática que tem vindo a crescer, dada a importância destas instituições demonstrarem perante os seus clientes e perante a própria sociedade a sua capacidade em fornecer produtos ou serviços com qualidade. Outras vantagens surgem como o reforço da notoriedade das instituições e a otimização de recursos conseguida, uma vez que os recursos nestas organizações tendem a ser mais limitados. O presente projeto encontra-se estruturado em três grandes capítulos, onde numa primeira fase é realizada uma revisão bibliográfica ao tema da qualidade e sua pertinência no terceiro setor, num segundo grande capítulo é feita a descrição do modelo de gestão que será implementado na ASSM e no terceiro grande capítulo é explicitada a metodologia para a implementação do modelo escolhido. A implementação do modelo de gestão da qualidade com base na NP EN ISO 9001: 2015 foi amplamente conseguida, tendo abrangido numa fase inicial o serviço do CCAO da ASSM. Pretendia-se com a adoção do presente modelo a criação de uma cultura de melhoria contínua, bem como a melhoria da comunicação entre os colaboradores e a uniformização dos processos de trabalho. Nesse sentido foram desenvolvidos diversos documentos para suporte do SGQ criado e implementadas formações junto dos responsáveis dos processos de modo a uniformizar e interiorizar os métodos de trabalho. A Estratégia da Organização reflete-se na sua Política da Qualidade e busca pela melhoria contínua é a chave para atingir-se a qualidade total. Com a criação do SGQ a associação consegue não só controlar as suas atividades como também implementar ações de melhoria quando se revela necessário.
The primary objective of this project involves the implementation of a QMS in ASSM, sustained in ISO 9001: 2015. The adoption of QMS by institutions of the third sector is a practice that has been growing, given the importance of these institutions show before their customers and before the society itself to its ability to provide products or services with quality. Other advantages appear as the reinforcement of the brand of the institutions and the optimization of resources gotten, once the resources in these organizations tend to be more limited. This project is structured in three main chapters, which initially is carried out a literature review to the quality theme and its relevance in the third sector, a second big chapter is made the description of the management model that will be implemented in ASSM and the third great chapter is explained the methodology for the implementation of the chosen model. The implementation of quality management model based on the NP EN ISO 9001: 2015 was largely achieved, and covered at an early stage the service ction of ASSM. It was intended with the adoption of this model to create a culture of continuous improvement, as well as improving communication between employees and the standardization of work processes. In this sense we have developed several documents to support QMS created and implemented training to those in charge of the mode processes to standardize and internalize the working methods. The Organization strategy is reflected in its Quality Policy and pursuit of continuous improvement is the key to reach to total quality. With the creation of the QMS the association can not only control their activities as well as implement improvement actions when it appears necessary.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1873
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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