Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/185
Title: A música como terapia em problemas de linguagem.
Authors: Marnoto, Maria João da Silva
Keywords: Educação social
Linguagens de expressão
Terapia musical
Comunicação verbal
TMES
Issue Date: 2006
Citation: Marnoto, M. J. S. (2006). A música como terapia em problemas de linguagem. Dissertação de Mestrado em Educação Social.
Abstract: O presente trabalho resulta de uma investigação realizada num Jardim-de-infância, pertencente a uma instituição denominada Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). O estudo tem como objectivos conhecer os problemas de linguagem, apoiados em revisão da literatura, para além de aprofundar conhecimentos musicais terapêuticos e verificar até que ponto a música pode contribuir para ajudar a ultrapassar situações problemáticas funcionando como uma terapia. Para o efeito foi elaborado um estudo de caso englobando a observação de 3 crianças que evidenciam dificuldades ao nível da emissão/projecto do som na comunicação verbal. A investigação foi realizada com a colaboração de uma equipa multidisciplinar e, especificamente, com a participação activa de uma terapeuta de fala, no plano de intervenção. Os resultados mostraram-se significativos com a confirmação de algumas hipóteses, nomeadamente, o efeito positivo da música como instrumento para ajudar a ultrapassar problemas de linguagem. Constatámos também que crianças oriundas de um nível socioeconómico mais desfavorecido, com uma estimulação verbal menos frequente, têm a probabilidade de apresentar problemas de linguagem mais notórios. This work is the result of an inquiry carried out in a kindergarten belonging to a institution called Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI). The study has the following objectives: to assess language problems; to deepen therapeutical musical knowledge; and to check how music can contribute to aid overcome difficult situations, acting as a therapy. For that purpose, a case study was developed, based on the observation of 3 children who show difficulties regarding the emission/projection of sound in verbal communication. Inquiries were performed with the contribution of a group of people from various areas, and, specifically, with the participation of a speech therapist, who was involved in the exercise sessions with the children. Significant results were attained in the corroboration of several hypotheses – namely, proving the positive effect music can have as an instrument to help overcome language problems. It was also apparent that children coming from a less favoured social and economic background, subject to less frequent verbal stimulation, are more likely to be affected by language problems of a greater magnitude.
URI: http://hdl.handle.net/11328/185
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMES 3 (sumario).pdf25.32 kBAdobe PDFView/Open
TMES 3 (anexos).pdf15.37 kBAdobe PDFView/Open
TMES 3 (corpo).pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open
TMES 3 (preliminares).pdf26.08 kBAdobe PDFView/Open
TMES 3 (capa).pdf18.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.