Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/182
Title: O contributo da educação/formação na produtividade e competitividade: estudo exploratório tendo como referência uma empresa.
Authors: Esteves, José Luís Nunes
Keywords: Competitividade educacional
Qualificação profissional
Situação económica portuguesa
TME
Issue Date: 2007
Citation: Esteves, J.L.N. (2007). O contributo da educação/formação na produtividade e competitividade: estudo exploratório tendo como referência uma empresa. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Da análise efectuada aos indicadores económicos disponíveis verificamos que a educação e a qualificação profissional dos portugueses no seio da U.E. é baixa e que, em Portugal, o emprego se sustenta em actividades de baixo acrescentado, trabalho intensivo e baixos salários, cujo modelo económico está esgotado. Esta situação não nos parece sustentável a médio prazo, donde se constata a necessidade de tomada de medidas que conduzam à melhoria da situação económica do país e da qualidade de vida das pessoas. Segundo a teoria económica, as diferenças entre os níveis de rendimento dos países têm origem nas variações das quantidades dos factores produtivos usadas na produção, bem como nos resultados de produtividade verificados no uso desses factores. Uma forma de acumular factores produtivos é através do investimento em capitalhumano, que se pode definir como o conjunto de conhecimentos, aptidões e qualificações detidas por um indivíduo. Podemos falar em investimento na medida em que a aquisição de conhecimento e capacidades por cada indivíduo implica aumentos no seu rendimento futuro. Existem diversos factores que contribuem para o crescimnto e desenvolvimento económico, sendo quase generalizadamente aceite que a educação e a formação ocupam um lugar importante no desenvolvimento pessoal e na "saúde" das sociedades. No entanto, quer a teoria económica, quer a análise empírica nem sempre conseguem captar o contributo da educação e da formação dos indivíduos no crescimento e desenvolvimento económico.
Description: Cota: TME 236
URI: http://hdl.handle.net/11328/182
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 236.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.