Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/177
Title: Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de caso.
Authors: Figueiredo, Teresa Maria Moita
Keywords: Educação
Literacia
Leitura
Bibliotecas escolares
TME
Issue Date: 2006
Citation: Figueiredo, T. M. M. (2006). Leitura, literacias e biblioteca escolar: um estudo teórico e de casos. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Partindo da premissa de que a leitura é uma actividade essencial para a construção de uma formação sólida, capaz de responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais complexa - a denominada sociedade de informação - torna-se premente a realização de estudos neste âmbito, na tentativa de elevar os níveis de literacia das populações e assim alcançar o desenvolvimento social, económico e cultural que as sociedades modernas ambicionam. O presente estudo reflecte uma pesquisa e síntese bibliográfica que se estende por três domínios, essenciais que se intercruzam e estão intimamente relacionados: o conceito de literacia ou literacias; as questões inerentes à leitura; a existência e amplitude das bibliotecas escolares. As reflexões inerentes aos domínios apontados, configuram-se numa investigação sobre hábitos de leitura em crianças com uma idade média de doze anos, residentes num pequeno concelho do interior de Portugal (Vouzela) e as repercussões das bibliotecas escolares na criação/consolidação desses hábitos. Este trabalho debruça-se assim sobre uma pequena parcela do complexo processo de ensino aprendizagem e esperamos que seja um contributo para a construção de cidadãos esclarecidos, interventivos e por isso mais felizes.
URI: http://hdl.handle.net/11328/177
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 240 (corpo).pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open
TME 240 (preliminares).pdf84.1 kBAdobe PDFView/Open
TME 240 (capa).pdf8.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.