Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPacheco, Luís Miguel-
dc.contributor.authorRibeiro, Eugénia-
dc.contributor.authorTavares, Fernando Oliveira-
dc.date.accessioned2017-03-09T11:31:01Z-
dc.date.available2017-03-09T11:31:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPacheco L., Ribeiro, E., & Tavares, F.O. (2016). Literacia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário português. População e Sociedade, 26, 154-169. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1767-
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo estudar o nível de educação e formação financeira de uma amostra da população escolar da Área Metropolitana do Porto, em Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório, tendo sido efetuado um inquérito a uma amostra dos alunos da população em estudo. A fundamentação teórica do estudo tem por base a consciencialização sobre a necessidade de formação nesta área, nomeadamente a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira. Conclui-se que o currículo escolar deve facultar aos alunos as condições necessárias a fim de tomarem decisões financeiras informadas e conscientes ao longo da sua vida. Os resultados apresentam quatro fatores com relevância na formação e educação financeira de crianças e jovens: a família, a escola, o conhecimento sobre a poupança e o preço do dinheiro. Termina-se referindo que é necessário tornar a instrução financeira obrigatória no currículo escolar, aproveitando as boas práticas já implementadas noutros países.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to study the level of financial education and training of a sample of the school population from the Metropolitan Area of Porto, in Portugal. The method used is quantitative and exploratory, it a questionnaire made to a sample of students. The theoretical basis for this study is based on the need for training in this area, namely the implementation of the National Plan for Financial Education. It is concluded that the school curriculum should provide students with the necessary conditions, allowing the individuals to make informed decisions and to understand the implications of their decisions on financial wealth. The results show that four factors are relevant in the training and financial education for children and young people: family, school, knowledge about the savings and the price of money. The paper ends stating that it is necessary to make financial education compulsory in the school curriculum, adapting the best practices already implemented in other countries.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEPESEpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectLiteracia financeirapt_PT
dc.subjectEducação financeirapt_PT
dc.subjectCultura financeirapt_PT
dc.subjectAnálise de componentes principaispt_PT
dc.subjectEducation policiespt_PT
dc.subjectFinancial literacypt_PT
dc.subjectFinancial educationpt_PT
dc.subjectFinancial culturept_PT
dc.subjectPrincipal components analysispt_PT
dc.titleLiteracia financeira: estudo aplicado a uma amostra de alunos de uma escola do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário portuguêspt_PT
dc.title.alternativeFinancial literacy: an applied study to a sample of students from a Portuguese 3rd cycle schoolpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage154pt_PT
degois.publication.lastPage169pt_PT
degois.publication.volume26pt_PT
degois.publication.titlePopulação e Sociedadept_PT
Appears in Collections:REMIT - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.