Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/176
Title: Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
Authors: Almeida, Maria Madalena Ribeiro
Keywords: Insucesso
Matemática
Aluno
Professor
TME
Issue Date: 2010
Citation: Almdeida, M. M. R. (2010). Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract: O insucesso escolar dos alunos portugueses tem vindo a preocupar todos os intervenientes, directos ou indirectos, do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, que aparece associado ao insucesso escolar, é um problema reconhecido por todos e que tem feito parte do dia-a-dia dos alunos e professores portugueses. Esta problemática tem persistido ao longo dos anos e a necessidade de a estudar, de realizar uma reflexão e de promover estudos na busca de formas de a combater é incontestável. Neste trabalho investigativo pretende-se estudar o insucesso na disciplina de Matemática, procurando perceber a percepção de alunos e docentes em relação às causas e formas de combate desta problemática e compará-las. Deste modo, a pergunta de partida deste estudo é: “Será que a percepção dos alunos sobre as causas do insucesso na Matemática e sobre as formas de o combater coincide com as opiniões dos professores?”. Este estudo inicia-se com uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores, tanto sobre o insucesso escolar como sobre o insucesso na disciplina de Matemática. A metodologia adoptada neste estudo é mista e realizou-se um estudo etnográfico, uma vez que se pretendia estudar as percepções de alunos e professores sobre o insucesso na Matemática. Assim, foram inquiridos os alunos do 9º ano duma escola e entrevistados os professores de Matemática desses discentes. Em relação aos factores de sucesso, docentes e alunos apresentam o empenho, o interesse e gosto pela disciplina como os principais factores associados aos alunos e a competência e empenho dos docentes, como factores associados a estes. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos discentes e docentes são a falta de atenção e concentração e a falta de empenho e de trabalho individual dos alunos. Em relação ao trabalho dos docentes, os alunos apresentam o grau de exigência como causa de insucesso, bem como o facto dos professores não explicarem bem a matéria nem implementarem estratégias diversificadas nas aulas. Esta última causa também foi referida pelos docentes. No que concerne às formas de combater o insucesso na Matemática, as principais formas referidas por alunos e professores foram a necessidade dos discentes estudarem mais e de melhorarem ao nível da atenção, concentração e comportamento e dos professores motivarem mais os alunos. The failure rates of portuguese students have been worrying all stakeholders, direct or indirect, of the teaching-learning process. In particular, the failure in mathematics, which appears associated with school failure, are a problem recognized by all and has been part of day-to-day lives of students and teachers in Portugal. This problem has persisted over the years and the need to study, conduct a discussion and promote studies on ways of combating it is indisputable. In this research work aims at studying the failure in mathematics, trying to understand the perception of students and teachers about the causes and ways to combat this problem and compare them. Thus, the starting question of this study is: "Will the students perceptions about the causes of failure in mathematics and on ways to combat it coincides with the opinions of teachers?". This study begins with a theoretical approach based on the perspective of some researchers, both on school failure and on failure in mathematics. The methodology adopted in this study is mixed and held an ethnographic study, since it is intended to study the perceptions of students and teachers about the failure in mathematics. Thus, respondents were students in 9th grade of a school and interviewed teachers of mathematics students. Regarding the factors of success, teachers and students have the commitment, interest and taste for discipline as the main factors associated with students and the competence and commitment of teachers, as factors associated with these. The main causes of failure in this course pointed out by students and teachers are the lack of attention and concentration and lack of commitment and work of individual students. Concerning the work of teachers, students have the level of demand as the cause of failure, and the fact that teachers do not explain the subject well or implement diverse strategies in the classroom. The latter issue was also referred by teachers. With regard to ways of combating failure in mathematics, the main forms mentioned by students and teachers were the need of the students study more and improve the level of attention, concentration and behavior and the teachers need to motivate more the students.
URI: http://hdl.handle.net/11328/176
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 441.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.