Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/175
Title: A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita.
Authors: Faria, Raquel Alexandra Neves de Oliveira
Keywords: Leitura
Meio sócio-económico e cultural
Escrita
TME
Issue Date: 2009
Citation: Faria, R. A. N. O. (2009). A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita. Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
Abstract: O domínio da leitura e da escrita é uma conquista de alcance assinalável e determinante no desenvolvimento pessoal e social de todos os indivíduos. Neste estudo exploratório procura-se analisar os problemas da aprendizagem da leitura e da escrita, na sua fase inicial, numa tentativa de explicação para as dificuldades que muitos alunos manifestam na sua aquisição. Tenta-se também, analisar o porquê de certas crianças falharem na aprendizagem inicial da leitura e escrita e a forma como o meio sócio-económico e cultural pode influir nesse processo e no contexto educativo. O estudo empírico que desenvolvemos envolveu 50 crianças do pré-escolar, tendo-se identificado 25 crianças oriundas do meio sócio-económico e cultural considerado médio/alto e 25 do meio sócio-económico e cultural considerado baixo, estas últimas crianças consideradas como de “risco” na aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita. Analisados os resultados da aplicação do T.I.C.L a essas crianças e a identificação daquelas que poderão apresentar dificuldades em aceder à leitura e à escrita, procura-se chamar a atenção para a forma como o sistema educativo “trata” estas primeiras dificuldades e como se intervém (ou não), na população considerada como de “risco” nesta aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/11328/175
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 388.pdf11.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.