Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1676
Title: Os desafios atuais do ensino de História e Geografia.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Freitas, Isabel, orientador científico
Martin, Bruno, orientador científico
Oliveira, José Luís da Silva
Keywords: Desafios
Abordagem reflexiva
Pré-requisitos
Competências
Challenges
Reflexive approach
Pre requisites
Skills
Issue Date: 30-Dec-2013
Citation: Oliveira, J.L.S. (2013). Os desafios atuais do ensino de História e Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Porto. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1676.
Abstract: O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1676
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 11.pdf36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.