Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1675
Title: e-Escola: a plataforma escola Virtual: Um estudo de caso.
Authors: Morais, Paula, orientador científico
Machado, Mariana Isabel Oliveira
Keywords: Ambientes virtuais de aprendizagem
Escola virtual
Recursos digitais de aprendizagem
Virtual learning environment
Digital learning resources
Issue Date: 14-Feb-2014
Citation: Machado, M.I.O. (2014). e-Escola: a plataforma escola Virtual: Um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1675.
Abstract: A Escola Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem, AVA, da responsabilidade da Porto Editora, cujo objetivo principal é disponibilizar a toda a comunidade educativa métodos de ensino aprendizagem mais atrativos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos, com coadjuvação de recursos digitais de aprendizagem. É uma plataforma de e-learning colaborativa, que pretende auxiliar os professores na lecionação, os alunos na sua aprendizagem e autoaprendizagem e os encarregados de educação que procuram conteúdos que complementem a aprendizagem dos seus educandos. A evolução das TIC, a importância que elas têm no processo de ensino aprendizagem, e tendo em conta que os AVA são ferramentas inovadoras para agilizarem o processo educativo, este estudo tem como objetivo principal analisar a satisfação dos professores, alunos e encarregados de educação em relação à Escola Virtual, verificar se o seu uso tem impactos na aprendizagem e na motivação dos alunos, bem como identificar dificuldades/constrangimentos com a utilização deste recurso pelos diferentes intervenientes, quer em contexto de sala de aula, quer como complemento à aula. Procedeu-se a um estudo de caso que envolveu os alunos das turmas do 6º, 7º e 9º anos do ensino básico, professores e encarregados de educação da escola Didáxis Cooperativa de Ensino- Riba de Ave, no ano letivo 2011/2012. O estudo permitiu concluir que a Escola Virtual é aceite com satisfação na comunidade escolar, tanto por encarregados de educação, como por alunos e professores, pois estes consideram que de uma forma geral tem impactos positivos na aprendizagem e motivação dos alunos, já que a Escola Virtual é um recurso de estímulo e facilitador de aprendizagem que por sua vez contribui para melhores resultados escolares. Por outro lado, permitiu também concluir que a Escola Virtual ainda apresenta alguns constrangimentos para os seus utilizadores, principalmente para os professores, ao nível de recursos existentes para as diferentes disciplinas, e para os encarregados de educação, pelo preço a pagar pela subscrição da plataforma.
“Escola Virtual” is a virtual learning environment, ran by Porto Editora. Its main goal is to provide more attractive and effective online teaching and learning methods, available to all the learning community. Therefore, “Escola Virtual” is a collaborative e-learning platform intended to help the teachers´, pupils´ and parents´ work as its features contemplate self-check, revision and study auxiliaries contents and exercises. Having in consideration the “TIC” evolution, its importance in the learning/teaching process and that virtual learning environment, as innovator tool, helps to ease the educacional procedures, this study´s goal is to assert the users – teachers, pupils and parents – satisfaction toward “Escola Virtual”, as well as to check whether its usage has impact in over pupils’ motivation and studying skills. This study also aims to identify “Escola Virtual”, as a class aid, constraints, if any, felt by its users. In order to achieve the mentioned goal, a case study related to 2011-2012 was developed. It involved the 6th, 7th and 9th grade classes, as well as their parents and teachers. The chosen sample is part of Didaxis Cooperativa de Ensino de Riba de Ave school community. Said case study allowed to conclude that “Escola Virtual” is broadly appreciated by the mentioned community of teachers, pupils and parents for they consider it a valuable tool that improves the studying outcome by helping develop motivation and increasing final grades. However, as a negative aspect, this study detected constraints due to lack of resources for teachers and, due to its price, for parents.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1675
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMTICE 9.pdf23.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.