Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1670
Title: Propriedades psicométricas do teste de estratégias de memória: Estudo piloto.
Authors: Fernandes, Sara, orientador cientifíco
Pereira, Carolina de Fátima Ponte
Keywords: Funções executivas
Estratégias de memória
Envelhecimento
Memória
Executive functions
Memory of strategies
Memory
Aging
Issue Date: 2-Dec-2016
Citation: Pereira, C.F.P. (2016). Propriedades Psicométricas do Teste de Estratégias de Memória: Estudo Piloto. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1670.
Abstract: Introdução: Não existindo instrumentos que avaliam o impacto das funções executivas no desempenho de tarefas de memória, torna-se essencial adaptar o Teste de Estratégias de Memória (TEM) para uma amostra portuguesa. De salientar que a maior parte dos instrumentos utilizados para medir estas capacidades avaliam de forma separada a memória e as diferentes FE, sendo que o TEM avalia estes dois construtos simultaneamente. Objetivos: O presente estudo procura adaptar o TEM a uma amostra portuguesa e analisar as caraterísticas psicométricas do instrumento, assim como caraterizar a amostra em função do seu desempenho. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-correlacional, comparativo, transversal, utilizando a metodologia quantitativa. Participaram no estudo 104 idosos com 60 ou mais anos, letrados, sem daltonismo, défice cognitivo ou qualquer perturbação e incluídos em centros de dia, de convívio ou lares do distrito do Porto. Procedimento e Instrumentos: Numa sessão de aproximadamente 60 minutos, e após o consentimento informado, foram aplicados oito instrumentos: questionário sóciodemográfico, Mini Metal State Examination (MMSE), Teste de memória Lógica I e II (WMS-III), Teste de Cores e Palavras de Stroop, Teste de Estratégias de Memória (TEM), sub-testes Vocabulário e Memória de Dígitos da WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale), Teste de Fluência Verbal e a Classificação de Cartões de Wisconsin (WSCT). Resultados: Verificou-se a existência de diferenças de desempenho nos sujeitos ao longo das listas do TEM, bem como indicadores de fiabilidade (α = .66) e de validade de construto e de critério, apresentando correlações fracas a moderadas entre r = .20 e r = .52 com os testes clássicos da memória e entre r = -24 e r =.38 com os testes clássicos das funções executivas. Conclusão: O TEM revelou possuir capacidade para medir as funções executivas e a memória simultâneamente, demonstrando características psicométricas adequadas.
Introduction: In the absence of instruments to assess the impact of executive functions in the performance of memory tasks, the adaptation of the Testof Memory Strategies (TEM) for a portuguese sample is essential. Furthermore, most of the instruments used for measuring these capabilities evaluate memory and the different EFs separately, and the TEM evaluates these two constructs simultaneously. Objectives: This study aimed to adapt TEM to a portuguese sample and analyze the psychometric characteristics of the instrument, as well as characterize the sample according to their performance. Metodology: This is a descriptive-correlational, comparative and cross study, using quantitative methodology. Participated in this study 105 elderly over 60 years, literate, without color blindness, cognitive impairment or disturbance and included in day centers, community or home in the district of Porto. Procedure and instruments: In a session of 60 minute approximately, and after informed consent, were applied eight instruments: socio-demographic questionnaire, Mini Metal State Examination (MMSE), Logical Memory I and II Test (WMS-III), Stroop Color and Word Test, Test of Memory Strategies (TEM), the subtests Vocabulary and Digit Memory WAIS-III (Wechsler Adult Intelligence Scale), Verbal Fluency Test and Wisconsin Card Rating (WSCT). Results: It has been found an improved performance in the subjects through TEM lists and reliability indicators (α = .66), and construct validity and criterion, with weak to moderate correlations between r = .20 and r = .52 with the classic tests of memory and between r = -24 and r = .38 with the classic tests of executive functions. Conclusion: The TEM reveals have the ability to measure executive functions and memory simultaneously, demonstrating adequate psychometric characteristics.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1670
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