Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1649
Title: Metodologias no ensino da História e Geografia: Uma experiência de iniciação à prática profissional docente.
Authors: Freitas, Isabel, orientador científico
Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Bruno, orientador científico
Carvalhido, Márcia Alves
Keywords: Metodologias de ensino
Geografia
História
Ensino
Profissão docente
Teaching methodologies
Geography
History
Education
Teaching profession
Issue Date: 24-Sep-2015
Citation: Carvalhido, M.A. (2015). Metodologias no ensino da História e Geografia: Uma experiência de iniciação à prática profissional docente. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1649.
Abstract: O presente documento foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica no Ensino da História e da Geografia e tem como principal finalidade dar a conhecer a intervenção educativa da Prática Pedagógica, desenvolvida na escola EB 2/3 do Viso, no decorrer do ano letivo 2012/2013. Ambiciona, ainda, descrever especificamente o trabalho de docência realizado enquanto professora estagiária na referida escola. Neste sentido, serão apresentados: i) a descrição do contexto onde decorreu a Prática Pedagógica, ii) a explicitação dos planos de prática pedagógica desenvolvidos no âmbito do ensino da História e da Geografia, iii) a descrição e fundamentação das atividades realizadas no âmbito das duas áreas de formação e, por fim, será feita uma reflexão sobre os resultados de aprendizagem obtidos. Foi ainda realizado uma pequena investigação sobre metodologias de ensino, que os alunos afirmam ser mais ou menos aplicadas pelos professores de História e Geografia, em contexto de sala de aula. A análise dos dados obtidos permite-nos inferir que docentes que aplicam diferentes métodos de ensino estarão mais habilitados a responder aos desafios que cada aluno lhe apresenta dentro e fora da instituição de ensino a que pertence. Constatou-se ainda a importância dos docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos foi aferida a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões por si próprio. A conclusão deste relatório repercute-se a uma análise do trabalho desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica, permitindo (re) definir formas de intervenção e condução sobre metodologias aplicadas pelos docentes de História e Geografia no processo de ensino e aprendizagem.
The present document was elaborated under the course Pedagogy Practice in Teaching History and Geography and its main objective is to demonstrate the educational intervention of pedagogy practice developed in the Viso EB 2/3 school during the 2012/2013 academic school year. It also specifically describes the teaching work accomplished as an intern teacher in the above school. This report will present: i) a description of the context in which the pedagogy practice was accomplished, ii) an explanation of the pedagogy practice plans developed for the teaching of History and Geography, iii) a description and the stating reasons of the activities accomplished under the scope of these two disciplines, and finally a reflection on the obtained learning results. It was also carried out a small research activity on the teaching methodologies students affirm to be used by History and Geography teachers in the classroom context. Analysis of the obtained data allows us to infer that teachers that apply different teaching methods will be better prepared to answer the challenges each student presents both inside and outside its teaching institution. It was also found how important it is for teachers to assume an observant and reflective attitude and cooperate with each other. In regards to student development it was measured the importance of using methodological options that defend students as active beings capable of making decisions. In conclusion, this report focus on the analysis of the accomplished work developed during the pedagogy practice, allowing the redefinition of news forms of intervention and conduction about methodologies applied by History and Geography teachers in the teaching and learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1649
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 26.pdf41.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.