Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1648
Title: As TIC no ensino da História e Geografia.
Authors: Freitas, Isabel Vaz de, orientador científico
Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Bruno, orientador científico
Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
Keywords: Prática pedagógica
História
Geografia
Metodologias
Pedagogical practice
History
Geography
Methodologies
Issue Date: Sep-2015
Citation: Canhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.
Abstract: O atual relatório tem como finalidade, apresentar as atividades realizadas como professor estagiário no âmbito da Prática Pedagógica, realizado no ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 3º ciclo – 9º ano e uma turma do nível secundário – 11º ano, no Colégio da Trofa. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a súmula da Prática Pedagógica na qual se incluem, a descrição do contexto da prática pedagógica, a explicitação do plano de prática pedagógica, a descrição e fundamentação das atividades de prática pedagógica, a reflexão crítica fundamentada sobre os resultados de aprendizagem i) quais as metodologias de ensino que os alunos afirmavam ser mais utilizadas pelos professores de História e de Geografia em contexto de sala de aula; ii) quais os temas de História e geografia preferidos pelos alunos iii) se os alunos gostavam ou não das disciplinas de História e de Geografia e quais as razões subjacentes a esses gosto ou não e, finalmente quais as tecnologias de informação e comunicação mais utilizadas pelo professor, na opinião dos alunos.
The present report aims to present the activities carried out as a trainee teacher within the Pedagogical Practice, conducted in academic year 2012/2013 with a class of key stage 3 - 9 years and a group of secondary school - 11th grade, the Colégio da Trofa. This work aims to present a summary of Teaching Practice in which includes the description of the context of the pedagogic practice, the explanation of the teaching practice plan, a description and justification of pedagogical practice activities, critical reflection based on the results learning i) which teaching methodologies that students claimed to be most used by history teachers and Geography in the classroom context; ii) what the history and geography of themes preferred by students iii) whether students liked or not, the history of disciplines and geography and the reasons underlying those like it or not and finally which information and communication technologies used by more teacher, in the opinion of the students.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1648
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 28.pdf9.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.