Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1644
Title: Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Freitas, Isabel, orientador científico
Martins, Bruno, orientador científico
Leite, Sandra Maria da Cunha
Keywords: Ensino
Reflexão
Prática Pedagógica
Metodologias de ensino
Education
Reflection
Teaching practice
Teaching methodologies
Issue Date: Sep-2015
Citation: Leite, S.M.C. (2015). Uma reflexão sobre as metodologias no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1644.
Abstract: O relatório final de Estágio Pedagógico e Geografia no 3º ciclo do Ensino apresentado à Universidade Portucalense serve para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção de grau de Mestre em Ensino da História de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este foi realizado com a orientação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas e da Professora Marta Abelha. Este relatório de estágio foi elaborado como parte integrante e final do percurso no estágio integrado nas unidades curriculares desenvolvidas ao longo do Mestrado com o objetivo de refletir e analisar o decorrer do mesmo e aglutinar as experiências proporcionadas e vivenciadas no seu percurso. O estágio foi desenvolvido, no ano letivo 2012/2013, na Escola EB 2/3 de Frazão em Paços de Ferreira e teve a duração de 120 horas. Este relatório tem como objetivo dar a conhecer o contexto da Prática Pedagógica fazendo a descrição do contexto, explicitação do plano, descrição e fundamentação das atividades realizadas, reflexão e critica dos resultados e o contributo destes para o desenvolvimento profissional do docente apresentando por fim, as metodologias aplicadas pelos professores de História e Geografia em contexto de sala de aula. A análise feita dos resultados, permite-nos verificar a frequência do uso de algumas metodologias bem como, conhecer algumas opções metodológicas tomadas pelos docentes, segundo a perspetiva dos alunos participantes no estudo. Com a realização do estágio pude perceber que o sucesso da aprendizagem em História e Geografia para além de pressupor uma aprendizagem ativa e significativa por parte dos alunos, exige sobretudo uma reflexão diária por parte do docente sobre as suas práticas de ensino para que os alunos possam da melhor forma possível adquirir saberes e competências tornando a aprendizagem bem-sucedida.
The final report of Teacher Training and Geography in the 3rd cycle of Education presented to Portucalense University serves to fulfill the necessary requirements for obtaining a Master's degree in Geography and History Teaching in the 3rd and secondary education cycles. This was done under the guidance of Professor Isabel Vaz de Freitas and Professor Marta Abelha. This Teacher Training report was elaborated as an integrated part and final stage from the integrated Teacher training in the curricular units developed throughout the Master, with the goal of reflecting and analyzing the course of the same and put together the experiences provided and experienced in its course. The Teacher Training was developed in the academic year 2012/2013, at EB 2/3 Frazão School, in Paços de Ferreira, and lasted 120 hours. This report aims to present the context of the Pedagogical Practice making a description of the context, explanation of the plan, description and justification of the performed activities, reflection and criticism of the results and their input into the professional development of teachers presenting, at last, methodologies applied by history and geography teachers in the classroom context. The analysis of the results allows us to check the frequency of use of some methodologies as well, meet some methodological choices made by teachers, according to the perspective of the students that participated in the study. With the completion of Teacher training I realized that the success of learning in History and Geography, in addition to assume an active and meaningful learning by the students, especially requires a daily reflection on the part of teachers about their teaching practices so that students can, the best possible way, acquire knowledge and skills making a successful learning.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1644
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 27.pdf5.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.