Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1642
Title: Ensino superior privado: A satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas.
Authors: Lobo, Cristina Costa, orientador científico
Ribeiro, Daniela Oliveira
Keywords: Satisfação académica
Expetativas académicas
Caloiros
Finalistas
Rnsino superior
Academic satisfaction
Academic expectations
Freshmen
Finalists
Higher education
Issue Date: 9-Oct-2015
Citation: Ribeiro, D.O. (2015). Ensino superior privado: A satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1642
Abstract: O presente estudo pretende dar a conhecer a relação entre a satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas no ensino superior, em função de variáveis relacionadas com as informações sociodemográficas, o grau de importância com a instituição, o grau de satisfação com a instituição, o financiamento da educação e as perceções globais acerca da instituição. A amostra é constituída por 389 estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) que frequentam o 1º ano e o 3º ano (com exceção do 4º ano do curso de Direito) do 1º ciclo de estudos de vários cursos da UPT. Os participantes são compostos maioritariamente por estudantes caloiros do sexo feminino (n=132, 34,02%) e têm idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos, tendo 34% dos participantes maioritariamente 19 anos. Para a execução deste estudo, foi administrado o Questionário sobre a Satisfação e as Expetativas dos Alunos da UPT (GAA, 2014) - (adaptado do questionário do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES, do ano de 2009). Este questionário tem como objetivo principal obter informações sobre a satisfação e as expetativas dos estudantes em relação aos serviços oferecidos pela Universidade Portucalense. O referido questionário encontra-se disponível em duas versões (uma versão é destinada aos estudantes caloiros que ingressaram na instituição e a outra versão é destinada aos estudantes finalistas). Em termos gerais, pode-se afirmar que os estudantes da amostra apresentam bons indicadores de satisfação e expetativas académicas com o ensino superior. Os resultados sugerem a existência de uma relação estatisticamente significativa entre algumas variáveis sociodemográficas e a satisfação académica, as expetativas académicas, o financiamento da educação e as perceções globais acerca da instituição. De igual forma, os resultados deste estudo mostraram ser úteis e apelam ao desenvolvimento de novas investigações sobre as expetativas e a satisfação académica dos estudantes no contexto do ensino superior. Para além disso, torna-se igualmente importante a realização de novos estudos que relacionem estes conceitos com a adaptação e o sucesso académico dos estudantes no ensino superior.
This study aims to present the relationship between satisfaction and expectations for freshmen students and finalists in higher education, in terms of variables related to the socio-demographic information, the degree of importance to the institution, the degree of satisfaction with the institution, the financing of education and global perceptions about the institution. The sample consists of 389 students from the University Portucalense Infante D. Henrique (UPT) attending the 1st year and 3rd year (except 4th year of law school) 1st cycle of studies of various courses of UPT. Participants include mainly freshmen female students (n = 132, 34.02%) and are aged between 18 and 68 years, with 34% of participants largely 19 years. For the execution of this study was administered the Questionnaire on the Satisfaction and Expectations of Students from UPT (GAA, 2014) - (adapted from the questionnaire Higher Education Policy Research Centre - CIPES, of 2009). This questionnaire aims to obtain information on satisfaction and expectations of students in relation to the services offered by the University Portucalense. This questionnaire is available in two versions (a version is intended for freshmen students entering the institution and the other version is intended for graduate students). Overall, it can be said that the students in the sample had good indicators of satisfaction and academic expectations with higher education. The results suggest the existence of a statistically significant relationship between certain demographic variables and academic satisfaction, academic expectations, the funding of education and global perceptions about the institution. Similarly, the results of this study proved to be useful and called for the development of new research into the expectations and the academic satisfaction of students in the higher education context. In addition, it is also important to conduct new studies associating these concepts with the adaptation and academic success of students in higher education.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1642
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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