Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1638
Title: Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde.
Authors: Oliveira, Cláudia
Jesus, Paulo Renato
Junqueira, V.
Uchôa-Figueiredo, L.
Keywords: Histórias de vida
Empatia
Psicologia Narrativa
Ensino em Saúde
Issue Date: 2016
Citation: Oliveira, C., Jesus, P., Junqueira, V., & Uchôa-Figueiredo, L. (2016). Histórias de vida e compreensão empática: Uma pesquisa qualitativa sobre estimulação da competência narrativa em estudantes da saúde. Ciência & Educação, 22(4), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040009
Abstract: Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1638
Appears in Collections:INPP - Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Oliveira & P Jesus_Empatia Saude.pdf306.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.