Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/163
Title: A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
Authors: Bastos, Helena
Keywords: Educação pré-escolar
Criança de transição
Ensino Básico
Comunidade
Representações 
Atitude
TME
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Bastos, H. (2007). A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Series/Report no.: Nenhum
Abstract: A presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo.
Description: Nenhum
URI: http://hdl.handle.net/11328/163
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 369.pdf4.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.