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Title: Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino.
Authors: Ribeiro, Fernanda Maria Pereira
Keywords: Supervisão entre pares
Melhoria das práticas de ensino
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Peer supervision
Teaching improvment in the practices
Professional development
Reflexion
TME
Issue Date: 2012
Citation: Ribeiro, F.M.P. (2012). Supervisão entre pares: contributos para a melhoria das práticas de ensino. Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
Abstract:   O presente estudo teve o intuito de investigar de que forma a supervisão entre pares poderia contribuir para a edificação de práticas de ensino reflexivas e, por essa via, concorrer para a melhoria das aprendizagens para o sucesso dos nossos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento profissional docente. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, concretamente, pelo estudo de caso, recorrendo, para isso, à observação participante e à produção de narrativas por parte da professora supervisora e supervisionada. Além disso, aplicamos um questionário aos alunos participantes neste estudo. Os dados recolhidos através dos instrumentos indicados foram tratados através da metodologia de análise de conteúdo e análise documental. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os pressupostos adiantados na fundamentação teórica se confirmam. A supervisão constitui um indutor da melhoria da prática docente, facilitando e potenciando as capacidades individuais de cada um. Num plano mais abrangente, este estudo possibilitou a criação de práticas reflexivas mais aprofundadas, por parte da professora-investigadora, relativamente às suas práticas pedagógicas e sobre a importância do papel da reflexividade no seu desenvolvimento pessoal e profissional. The present study aimed to investigate in what way peer supervision could contribute to a teaching improvement in the practices, to the improvement of the learning process and, consequently, to the professional teaching development. In this context, we chose a qualitative research, more precisely, a case study, using for this, participant observation, the production of narratives by the supervisor teacher and by the supervised. Besides that we also applied a questionnaire to students that participated in this study. The data collected through the indicated instruments were treated using the methodology of content analysis and documental analysis.   The analysis and discussion of the results have showed that the assumptions pointed out by the theoretical references are confirmed. Supervision is an inducer of improving teaching practice, facilitating and enhancing the capabilities of each individual.   In a more general plan, this study made it possible the creation of reflexive practices in the investigator teacher, concerning her pedagogical practices and the importance of the reflexion in her professional and personal development.
URI: http://hdl.handle.net/11328/156
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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