Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1546
Title: Envolvimento parental na escola e desenvolvimento sócio-emocional de crianças no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Authors: Conde, Ana, orientador científico
Vieira, Filipa Raquel de Barros
Keywords: Envolvimento parental na escola
Perceção dos professores
Desenvolvimento sócio-emocional
Involvement parental in the school
Perception of teachers
Socio-emotional development
Issue Date: 20-Dec-2013
Citation: Vieira, F. R. B. (2013). Envolvimento parental na escola e desenvolvimento sócio-emocional de crianças no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1546.
Abstract: Estudos empíricos mostram a existência de uma relação positiva entre envolvimento parental na escola e resultados positivos (menos problemas comportamentais, menos abandono escolar e maior sucesso académico) em crianças nos primeiros anos de escolaridade. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência do envolvimento parental na escola no desenvolvimento sócio-emocional de crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos de idade, segundo a avaliação de ambos os aspetos por parte dos professores. Para a concretização destes objetivos foram tidas em consideração as avaliações de dois professores responsáveis pelo ATL de uma instituição particular de solidariedade social da zona norte relativamente ao envolvimento parental e desenvolvimento sócio-emocional de 61 crianças. Num único momento de avaliação foram recolhidas informações sociodemográficas das crianças e professores, e preenchidos os questionários de Envolvimento Parental para Professores (Pereira, 2002) e de Capacidades e de Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire para Professores – versão portuguesa) (Goodman, Meltzer, & Bailey, 1998). Os resultados mostram que tendo em consideração a avaliação feita pelos professores, o envolvimento parental na escola é significativo na predição dos resultados de desenvolvimento sócio-emocional da criança, nomeadamente, do nível de comportamento pró-social, hiperatividade e escala total de dificuldades. Os resultados sugerem, assim, que o envolvimento parental em atividades na escola, considerando a perceção dos professores, é importante para o desenvolvimento psicossocial da criança, pelo que se torna relevante identificar fatores promotores de um maior envolvimento parental, de modo a criar programas específicos de prevenção que visem uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos.
Empirical studies show to the existence of a positive relationship between parental involvement at school and positive results (less behavior problems, fewer school leavers and greater academic success) in children in the early years of schooling. The present study it has as objective to analyse the influence of the parental involvement at school and the socio-emotional development of children with ages understood between six and ten years of age, according to evaluation of both the aspects on the part of the teacher’s. For the achievement of these objectives were taken into consideration the evaluations of two teachers responsible for a particular institution ATL of social solidarity of the north side in relation to parental involvement and socioemotional development of 61 children’s. In a single moment of evaluation were collected socio-demographic information of children and teachers, and filled out the questionnaires of parental involvement for teachers (QEPE – VPr) (Pereira, 2002) and Capabilities and Difficulties (Strenghts and Difficulties Questionnaire for teachers – portuguese version) (Goodman, Meltzer & Bailey, 1998). The results show that taking into consideration the assessment made by the teachers, parental involvement in school is significant in predicting the results of socioemotional development of the child, in particular, the level of pro-social behavior, hyperactivity and full scale of the difficulties. The results suggest that parental involvement in school activities, considering the thatcher’s perception, it is important for the psychosocial development of the child, making it important to identify factors promoters of a greater parental involvement, in order to create specific prevention programs aimed at greater participation of parents in school life of their children.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1546
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMPS 61.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.