Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1532
Title: Intervenção sociodramática com pessoas com deficiência e incapacidade: Processos e mudança pelo olhar dos participantes.
Authors: Araújo, Maria, orientador científico
Sales, Célia, orientador científico
Nogueira, Rute Filipa Coelho
Keywords: Psicoterapia de grupo
Processo terapêutico
Investigação qualitativa
Psicodrama
Sociodrama
Deficiência e incapacidade
Mudança e fatores terapêuticos
Group psychotherapy
Therapeutic process
Qualitative research
Psychodrama
Sociodrama
Impairment and disability
Change and therapeutic factors
Issue Date: Dec-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Nogueira, R. F. C. (2015). Intervenção sociodramática com pessoas com deficiência e incapacidade: Processos e mudança pelo olhar dos participantes. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1532.
Abstract: O método terapêutico centrado na ação, como o psicodrama e sociodrama, tem sido considerado uma psicoterapia de grupo válida e efetiva, contudo a literatura é escassa no que diz respeito à sua aplicação com pessoas com deficiência e incapacidade. Neste sentido, o presente estudo exploratório, de natureza compreensiva, teve como principal objetivo perceber os processos e os fatores de mudança psicológica numa intervenção sociodramática aplicada a pessoas com deficiência e incapacidade, a partir da perspetiva dos próprios. A presente investigação, desenvolvida no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, adotou uma metodologia de investigação qualitativa, assente em questionários e entrevistas aplicados a um grupo de dez adultos com diferentes deficiências e incapacidades, sujeitos a uma intervenção sociodramática. A recolha de dados foi realizada em três momentos distintos: 1) Antes do início da intervenção, foi construído com todos os participantes o Simplified Personal Questionnaire (PQ); 2) Durante a intervenção foi aplicado em todas as sessões o Helpful Aspects of Therapy (HAT), e 3) No final da intervenção foi realizada uma entrevista a cada participante, a Client Change Interview (CCI). Adicionalmente, foi considerado o registo semanal dos terapeutas e dos participantes. Os resultados alcançados permitiram verificar que o sociodrama promoveu mudanças na relação com os outros, de hábitos, na expressão e regulação emocional, nas caraterísticas pessoais, ao nível da performance académica e na forma de percecionar a realidade. As sessões de sociodrama foram relatadas como tendo impactos evidentes ao nível da expressão e experienciação emocional, nos fatores grupais, no autoconhecimento/autoconfiança, na visão positiva de si/empoderamento e na autorevelação/ abertura. A fase de aquecimento foi destacada na fase inicial do processo e a fase de dramatização foi destacada ao longo de todas as sessões. A ação do terapeuta, do próprio e do grupo foram destacadas pelos participantes como sendo as ações mais úteis no processo terapêutico. No final, o grupo e o terapeuta foram descritos como os principais motores da mudança. As atividades relacionadas com a música, relaxamento, com o autoconceito, com o lidar com a doença, a técnica da estátua, a inversão de papéis também foram salientadas pelos participantes nas atribuições à mudança. Os resultados são discutidos de acordo com a literatura, referindo-se limitações e potencialidades do sociodrama com a população da presente investigação.
The therapeutic method focuses on action, such as psychodrama and sociodrama, it has been considered a valid and effective group psychotherapy, however the literature is sparse with regard to its application to people with disabilities and disability. In this sense, the exploratory study, of understanding nature, aimed to understand the processes and psychological change factors in a sociodramatic intervention applied to people with disabilities and disability from the perspective of their own. This research, developed the Gaia Professional Rehabilitation Center, adopted a qualitative research methodology, based on questionnaires and interviews applied to a group of ten adults with different disabilities, subject to a Sociodramatic intervention. Data collection was performed in three distinct stages: 1) Before the intervention, it was built with all participants the Simplified Personal Questionnaire (PQ); 2) During the intervention was applied to all the sessions Helpful Aspects of Therapy (HAT), and 3) At the end of the intervention an interview with each participant was carried out, the Client Change Interview (CCI). Additionally, it was considered the weekly record of therapists and participants. The results obtained allowed to verify that the sociodrama promoted changes in relationships with others, in habits, in the expression and emotional regulation, in personal characteristics, in terms of academic performance and in the way perceiving reality. Sessions sociodrama were reported to have obvious impacts in terms of expression and emotional experiencing in the group factors in the self/self-confidence, the positive view of himself/empowerment and self-disclosure/opening. The heating phase was highlighted in the process of early stage and the drama stage was highlighted throughout all sessions. The action of the therapist's own and the group were highlighted by participants as being the most useful actions in the therapeutic process. In the end, the group and the therapist were described as the main drivers of change. The activities related to music, relaxation, to the self, to deal with the disease, the statue of technique, role reversal were also highlighted by the participants in assignments to change. The results are discussed according to the literature, referring to limitations and sociodrama capabilities with the present study population.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1532
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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