Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1525
Title: As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Carvalho, Maria Deus Lima
Keywords: Ensino
Tecnologia
Motivação
História
Geografia
Teaching
Technology
Motivation
History
Geography
Issue Date: Jun-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Carvalho, M. D. L. (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1525.
Abstract: O desinteresse dos alunos pelas atividades letivas é uma constatação com a qual o professor se depara muitas vezes no seu dia a dia. A motivação para a aprendizagem tornou-se uma prioridade na prática docente, sendo cada vez mais premente que o professor se socorra do vasto leque de ferramentas inovadoras que existem no campo educacional e delas possa tirar proveito. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula afigurou-se como uma ferramenta valiosa ao possibilitar a realização de aulas mais dinâmicas e criativas sustentadas na natural apetência dos alunos para a sua utilização. O presente relatório foca-se na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia como forma de motivar os alunos para a sua aprendizagem. Resulta do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Calendário na Escola EB2,3 Dr. Nuno Simões a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e reflete a súmula das atividades inerentes à prática pedagógica.
The student’s lack of interest for academic activities is an observation frequently faced by the teacher every day. The motivation for learning has become a priority in teaching practice, as it has been increasingly urgent that teachers use the wide range of innovative tools that exist in the educational field and take advantage of them. The use of Information and Communication Technologies in the classroom context appears itself as a valuable tool to support achievement of more dynamic and creative classes held in the natural appetite of the students for their use. This report focuses on the use of Information and Communication Technologies in the teaching and learning process of History and Geography as a way to motivate students to their learning. It results of the educational research and practice at the Calendário Group of Schools in the EB2,3 Dr. Nuno Simões School to students of the 3rd cycle of basic education and it reflects the summary of activities related to teaching practice.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de História e Geografia.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1525
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 25.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.