Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1515
Title: Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Idalina, orientador científico
Blanchard, Cláudia Adjaney Kissanza Samuel
Keywords: Liderança escolar
Líder
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
Leader
School principal
Leadership styles
Issue Date: Jan-2016
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Blanchard, C. A. K. S. (2016). Lideranças em contexto escolar: Um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório da UPT: http://hdl.handle.net/11328/1515.
Abstract: Compreender de que forma professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor é a principal finalidade da presente investigação. No sentido de encontrar resposta à problemática de investigação, anteriormente referida, gizaram-se três objetivos de investigação, nomeadamente: i)caracterizar o modo como professores de uma Escola de Formação de Professores do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelodiretor; ii)compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii)desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O presente estudo assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação adotada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa Escola de Formação de Professores do Município de Benguela. O inquérito por questionárioMLQ de Avolio & Bass (2004) foi a principal técnica de recolha de dados, tendo sido respondido por sessenta e cinco docentes (n=65). A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os principais resultados da presente investigação apontaram para o facto de o diretor da Escola de Formação de Professores do Município de Benguela manifestar atitudes comportamentais consonantes comas características dos três estilos de liderança, prevalecendo contudo as características associadas à Liderança Transformacional e Transacional sobre as da Liderança Laissez-faire.
The main purpose of this investigation is to understand how teachers in a Teacher Training School in the city of Benguela perceive leadership led by the school principal. In order to find answers to the purpose of this investigation, referred above, were defined three research objectives, namely: i)characterize how teachers of the Teacher Training School in the cityof Benguela perceive the leadership led by the school principal; ii)understand the influence of the school principal in teaching dynamics iii)develop knowledge about the leadership style performed at the Teacher Training School in the city of Benguela. This study took an essentially qualitative nature and the case study has been adopted as research strategy. The empirical study took place in the school year 2014 in a Teacher Training School in the city of Benguela. The questionnaire survey of MLQ Avolio & Bass (2004) was the main data collection technique and it was answered by sixty-five teachers (n=65). A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The main results of this research pointed to the fact that the school principal of the Teacher Training School in the city of Benguela manifest behavioral attitudes consonants with the characteristics of the three leadership styles, however the characteristics associated with Transformational Leadership and Transactional Leadership are prevailing above the Laissez-faire Leadership characteristics.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação
URI: http://hdl.handle.net/11328/1515
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 557.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.