Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1481
Title: Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar.
Authors: Formosinho, Maria, orientador científico
Carvalho, Olívia de, orientador científico
Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
Keywords: Contextos de desenvolvimento
Educação pré-escolar
Educação familiar
Intervenção precoce
Development contexts
Pre-school education;
Family education
Early educational intervention
Issue Date: Feb-2016
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Marques, J. C. G. W. (2016). Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1481.
Abstract: Este trabalho de dissertação aborda a problemática dos contextos de desenvolvimento na infância, destacando a relevância dos contextos familiar e pré-escolar. Assumindo uma perspetiva ecológico-desenvolvimentista, procedemos, no enquadramento teórico, a uma revisão da literatura que permite destacar o interesse crescente por uma intervenção precoce e por um enriquecimento das atividades educativas na idade pré-escolar. Em fase de expansão no contexto angolano, a educação pré-escolar serve objetivos de amplo recorte, erigindo-se como uma etapa inicial de um processo de formação ao longo da vida. Os educadores figuram como agentes de mudança que têm de estabelecer parcerias com as famílias de forma a potenciar apoio social e esclarecimento pedagógico aos pais, no âmbito de uma perspetiva que pode ser entendida como propulsora do desenvolvimento comunitário, Para realizar um estudo exploratório dos contextos familiar e pré-escolar das crianças angolanas de idades compreendidas, entre os três e cinco anos, procedeu-se a um inquérito, por meio de entrevista, junto de uma amostra de pais, educadores e crianças de um jardim de infância da zona suburbana da cidade do Huambo. A análise descritiva dos dados dos inquéritos, ainda que limitativa, torna relevante, como subsídio empírico, a pertinência da pesquisa, ao salientar a necessidade do reforço de parcerias entre as famílias e a instituição pré-escolar, de forma a potenciar melhores condições de desenvolvimento e intervenção precoce junto das crianças.
This dissertation addresses the issue of development contexts in childhood, highlighting the importance of family and pre-school settings. Assuming an ecological and evolutionary perspective, we proceed in the theoretical framework to a review of literature that allows highlight the growing interest in early intervention and enrichment of the education in preschool. In the expansion phase of the Angolan context, preschool education serves wide cut goals if erecting as an initial step in the training process throughout life. Educators appear as change agents who have to establish partnerships with families in order to enhance social support and pedagogical explanation to parents, within a perspective that can be understood for a driving community development. In order to conduct an exploratory study of family and preschool contexts of Angolan children in preschool age, an investigation was carried out through interviews with a sample of parents, educators and children of kindergarten of suburban area of the city of Huambo. The descriptive analysis of the survey data, although restrictive, makes relevant the pertinence of the research, emphasizing the need to strengthen partnerships between the family and pre-school institution in order to foster better development and stimulating conditions for children in the pre-school age.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1481
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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