Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/148
Title: A interacção familiar e a auto-estima.
Authors: Preto, Ana Paula Paciana Nepomuceno Drumond Borges Rolão
Keywords: Auto-estima
Tipos de família
Estilos educativos
Critérios de valoração
Níveis de competência e de aceitação
TME
Issue Date: 2009
Citation: Preto, A.P.P.N.D.B.R. (2009). A interacção familiar e a auto-estima. Dissertação de Mestrado em Educação.
Abstract: Esta dissertação pretende contribuir para uma melhor interligação entre a Família e a Escola, através de uma melhor compreensão do contexto das interacções familiares na formação da auto-estima da criança, factor determinante do êxito escolar e das relações sociais. O estudo tem como objectivos: 1) Aferir o nível de auto-estima de um grupo de crianças; 2) Definir os tipos de família e os estilos educativos dos pais; 3) Averiguar em que medida os níveis de competências e de aceitação das crianças se relacionam com o tipo de família e os estilos educativos dos pais. Neste quadro de relação pais/filhos procurou-se verificar a existência de uma relação de causalidade entre a prática educativa dos pais e os níveis de auto-estima das crianças. Adoptou-se uma metodologia de investigação de cariz essencialmente qualitativo que incidiu sobre um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental, a escala pictográfica de Susan Harter e Robin Pike, o questionário aos pais e a entrevista a uma psicóloga. Os dados foram tratados através da articulação das respostas das crianças à escala, com as respostas dos pais ao questionário e com os dados resultantes da entrevista. A investigação permitiu concluir que: a) Os níveis médios de auto-estima do grupo de crianças estudado é elevado, ou seja apresentam uma auto-estima positiva; b) As famílias analisadas enquadram-se em famílias de estruturação flexível e adoptam estilos educativos contratualistas e autoritativos; c) No quadro desta relação pais/filhos, a prática educativa dos pais contribuiu para a aquisição dos níveis de competência e de aceitação fundamentais para a aquisição de uma auto-estima positiva.
URI: http://hdl.handle.net/11328/148
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 390.pdf29.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.