Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/146
Title: As bibliotecas escolares em São Vicente: um estudo de caso realizado em duas escolas secundárias.
Authors: Almeida, Nadir José Barbosa da Costa
Keywords: Bibliotecas escolares
Cabo Verde (São Vicente)
Ensino Secundário
Literacia
Comunidade educativa
TME
Issue Date: 2005
Citation: Almeida, N.J.B.C. (2005). As bibliotecas escolares em São Vicente: um estudo de caso realizado em duas escolas secundárias. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Partindo de um questionamento sobre o papel que desempenham as Bibliotecas nas Escolas no contexto mundial, e de acordo com preceitos defendidos por Organizações como a IFLA, a UNESCO e a IASL, este estudo pretende traçar em breves pinceladas a situação deste tipo de bibliotecas em Cabo Verde, analisando particularmente as de dois estabelecimentos de ensino situados em São Vicente. O Mundo está hoje centrado em duas questões que se entrecruzam: como atingir-se uma globalização efectiva e eficiente, sem prejuízo para os países mais pobres; e qual o papel que desempenha a informação, principalmente neste grupo de países, onde as suas formas de acesso ainda estão bastante atrasadas. Cabo Verde está integrado no conjunto dos países em que o nível de desenvolvimento ainda é baixo, e o acesso à informação não se vislumbra da mesma maneira por parte de todos os cidadãos, tendo a Escola um papel importante na capacitação dos indivíduos para viverem em pleno dentro desta nova realidade, sendo de capital importância que se desenvolvam Bibliotecas Escolares capazes de dar resposta a essa necessidade, já que muitas vezes elas são o local onde se dão os primeiros contactos dos alunos com os livros e com todod o processo de apropriação da informação. Este trabalho procura analisar o papel desempenhado pelas Bibliotecas Escolares em Cabo Verde actualmente, baseando-se, para tal, em estudos feitos por investigadores internacionais e nas orientações emanadas internacionalmente, e relacionando-as com os objectivos do sistema educativo Cabo-Verdiano.
URI: http://hdl.handle.net/11328/146
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 216.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.