Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1433
Title: Atuação do supervisor escolar e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem na Escola Formigas do Futuro da ADPP-Benguela.
Authors: Lobo, Cristina Costa, orientador científico
Basílio, Laurindo
Keywords: Atuação
Supervisor Pedagógico e Influência
Performance
Pedagogic Supervisor and Influence
Issue Date: Nov-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Basílio, L. (2014). Atuação do supervisor escolar e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem na Escola Formigas do Futuro da ADPP-Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1433.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa resulta da problemática constatada que consiste nas insuficiências que os supervisores manifestam na atuação do processo de ensino/aprendizagem, cujo tema é: Atuação do supervisor escolar e sua influência no processo de ensino/aprendizagem na Escola Formigas do Futuro da ADPP – Benguela. Com base nestes dois elementos metodológicos apresentados, como objetivo geral preconizou-se o seguinte: Analisar a influência que a atuação do Supervisor Pedagógico joga no processo de ensino/aprendizagem na escola alvo de estudo. Objetivos específicos: Identificar a influência da atuação doSupervisor Pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na escola Formigas do Futuro - ADPP em Benguela; Descrever influência da atuação do Supervisor Pedagógico no processo de ensino – aprendizagem na escola Formigas do Futuro ADPP em Benguela. No concernente a estrutura do trabalho, otrabalho contempla uma introdução, na qual entre outros aspetos metodológicos, consta: o problema de investigação do trabalho, as perguntas de investigação, os objetivos, a importância teórica e prática da investigação, a hipótese, a população e amostra, o tipo de investigação, os métodos, assim como as variáveis do trabalho investigativo, técnicas e procedimentos estatísticos. No capítulo I constam os conhecimentos teóricos obtidos da revisão bibliográfica das obras de diversos autores já publicadas acerca da problemática em estudo e denomina-se: Fundamentação Teórica. No capítulo II – sobre a Apresentação, Análise e Interpretação dos Resultados da Investigação, contém tabelas, gráficos e comentários sobre os dados recolhidos. Finalmente apresentam-se as conclusões que realçam o alcance dos objetivos do presente trabalho e dai as sugestões, bem como a bibliografia consultada aolongo de toda investigação e por último apresenta-se um corpo de anexos consubstanciados nos instrumentos da investigação.
The present research work results of the problem verified that it consists of the inadequacies that the supervisors manifest in the performance of the teaching-learning process, whose theme is: The school supervisor's performance and his/her influence in the teaching-learning process in the school Ants of the Future of ADPP - Benguela. With base in these two presented methodological elements, as general objective was extolled the following: To analyze the influence that the Pedagogic Supervisor's performance plays in the teaching-learning process in the school white of study. Specific objectives: To identify the influence of the Pedagogic Supervisor's performance in the teaching-learning process in the school Ants of the Future-ADPP in Benguela; To describe influence of the Pedagogic Supervisor's performance in the teaching process - learning in the school Ants of the FutureADPP in Benguela. In the regarding structure of the work, the work contemplates an introduction, in the which among other methodological aspects, it consists: the problem of investigation of the work, the investigation questions, the objectives, the theoretical and practical importance of the investigation, the hypothesis, the population and sample, the investigation type, the methods, as well as the variables of the Investigation techniques and statistical procedures. In the chapter I they consist the obtained theoretical knowledge of the bibliographical revision of the several authors' works published already concerning the problem in study and he/she is called: Theoretical Base. In the chapter II - about the Presentation, Analysis and Interpretationof the Results of the Investigation, it contains tables, graphs and comments on the collected data. Finally they come the conclusions that enhance the reach of the objectives of the present work and make the suggestions, as well as the bibliography consulted along all investigation and last he/she comes a body of enclosures that consists in the instruments of the investigation.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1433
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 545.pdf5.29 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.