Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1429
Title: Software livre/open source vs. software proprietário na Educação
Authors: Mota, Carla
Seruca, Isabel
Keywords: software proprietário
software livre
software open source
Escolas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Issue Date: Jun-2015
Publisher: L. P. Reis & M. P. Cota (eds.)
Citation: Mota, C. & Seruca, I. (2015). Software livre/open source vs. software proprietário na Educação. In A. Rocha, A. Martins, G. P. Dias, L. P. Reis & M. P. Cota (eds.), Atas da 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI'2015), Águeda, Portugal, 17-20 Jun.2015 (pp. 283-288). AISTI: Universidade de Aveiro.
Abstract: A par das tendências da utilização de software livre/open source a nível internacional, em Portugal tem também havido diversas recomendações na adoção deste tipo de software na Administração Pública e, em particular, nas Escolas. Nesse contexto, diversos benefícios têm sido associados à utilização de software livre/open source, nomeadamente poupança em termos de custos de aquisição de licenças, maior rentabilização do hardware existente, liberdade de utilização e possibilidade de partilha do código e independência em relação aos fabricantes de software. Este trabalho retrata uma experiência de utilização de software livre/open source numa Escola Básica do 2º e 3ºciclos, envolvendo alunos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação. Com a investigação realizada, pretendeu-se aferir se a utilização de software livre/open source condicionaria os objetivos e resultados de aprendizagem dos alunos visados, versus a situação de utilização de software proprietário.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1429
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SW livreOpenSource vs sw proprietario na Educação_CISTI_2015_Pt.pdf532.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.