Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1427
Title: Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Idalina, orientador científico
Lopes, Carlos
Keywords: Diretor
Desenvolvimento profissional
Necessidades de formação.
School principal
Professional development
Training needs
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Lopes, C. (2015). Necessidades de formação especifica para o exercício do cargo de direitos de escolas. (Dissertação de mestrado), Universidade portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1427.
Abstract: O presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca.
The problematic of this study are the training needs for the exercise of the post of principal in secondary schools of the city of Benguela. In order to answer this problematic research, we defined three objectives, respectively: i)characterize the academic and professional training of school principals ofSecondary Education of the city of Benguela; ii)diagnose school principals training needs of Secondary Education of the city of Benguela; and iii)develop knowledge about the need for specific training for school principals in the Angolan school context. The empirical study took place in the school year 2014 and adopted a predominantly qualitative nature. The survey questionnaire was the preferred data collection technique and was applied to 25 school principals of Secondary Education schools in the city of Benguela. A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The results pointed to the fact that the school principals underline needs for specific training on different dimensions. In short, the high number of years of experience in office, by itself, does not guarantee solution to the challenges that modern society puts them.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1427
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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