Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1425
Title: Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Idalina, orientador científico
Fernandes, Joana Isabel Romeu
Keywords: Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
Issue Date: Dec-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Fernandes, J.C.N. (2015). Lideranças em contexto escolar: O caso de uma escola do I Ciclo do ensino Secundário do Município de Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1425.
Abstract: A nossa investigação situa-se no campo da compreensão das lideranças em contexto escolar e, por sua vez, a escolha do tema deve-se ao facto da crescente importância que os líderes e gestores escolares têm vindo a assumir na sequência das transformações dos sistemas educativos, da profissão e das condiçõesde trabalho. A abordagem do tema em questão foca-se no estilo de liderançade um diretor de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Assim, com base neste pressuposto, definimos como problema de investigação: Quais as perceções dos professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela sobre a liderança protagonizada pelo diretor? De modo a obter resposta ao problema de investigação formulado, gizámos três objetivos: i)Caracterizar o modo como professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii)Compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente; iii)Desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado numa Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. No enquadramento teórico do nosso estudo abordamos o fenómeno da liderança em contexto escolar e a temática do diretor escolar. O estudo empírico, que decorreu no ano letivo de 2014, assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, e a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso. A técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário respondido por um conjunto de 140 professores de uma Escola do I Ciclo do Ensino Secundário do Município de Benguela. Para tratar os dados utilizámos como técnica de tratamento a análise estatística simples. Os principais resultados do estudo empírico apontam para o facto de os professores respondentes percecionarem no diretor da escola a prevalência de comportamentos e atitudes inerentes aos estilos Liderança Transacional e Transformacional.
Our research lies in the field of understanding of leadership in schools and, in turn, the choice of subject is due to the fact that the increasing importance that leaders and school managers have assumed as a result of changes in education systems, the profession and working conditions. The approach to the subject in question is focused on the leadership style of a director of a School of Secondary Education I Cycle of the Municipality of Benguela. So, on this basis, we defined as research problem: What are the perceptions of teachers in a school of secondaryeducation I Cycle in City of Benguela on the leadership of the school principal? In order to obtain response to the investigation problem, we set three objectives: i) to characterize how teachers in a School of Secondary Education I Cycle ofthe Municipality of Benguela perceive the leadership led by the school principal; ii)to understand the influence of the school principal in teaching dynamics; iii)to develop knowledge of the recommended style of leadership in the School of Secondary Education I Cycle of the city of Benguela. In the theoretical framework of our study we address the phenomenon of leadership in schools and the issue of school principal. The empirical study, which took place in the academic year 2014, took an essentially qualitative nature, and the adopted research strategy was the case study. The data collection technique was the survey answered by a group of 140 teachers in a School of Secondary Education I Cycle of the city of Benguela. To process the data we used as a treatment technique to simple statistical analysis. The main results of the empirical study point to the fact that the respondents perceived in the school principal the prevalence of behaviors and attitudes inherent in styles Transactional and Transformational Leadership.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração e gestão da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1425
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 554.pdf913.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.