Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/14
Title: A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia.
Authors: Sousa, Maria da Conceição Soares de Oliveira e
Keywords: Autonomia
Auto-avaliação
Organização educativa 
Cultura de escola
Educação
TME
Issue Date: 2007
Citation: Sousa, M.C.S.O. (2007). A auto-avaliação institucional: um processo de responsabilidade e autonomia. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.
Abstract: Com o presente trabalho empreendemos um estudo no âmbito da problemática da avaliação das organizações educativas, procurando compreender se a "auto-avaliação é um processo de responsabilidade e autonomia". Entendemos que a melhoria da qualidade duma instituição é construída principalmente a partir do seu interior, através de um trabalho reflexivo e crítico de todos os actores educativos (Afonso, 2005b,p.16). O tema deste trabalho insere-se na perspectiva de desenvolvimento de auto-avaliação institucional e coloca a ênfase nas perspectivas dos diversos actores educativos (alunos, professores, pessoal não docente e pais). Este estudo de Caso designado "A auto-avaliação institucional - um processo de responsabilidade e autonomia" pretende compreender o efeito da auto-autoavaliação na melhoria da organização e da cultura do Agrupamento. A questão enunciada levou-nos a reflectir sobre a avaliação institucional, perspectivando a escola como uma organização específica comum à cultura que promove a mudança e a inovação, e nesse contexto o processo de auto-avaliação é uma estratégia de autonomia e responsabilidade que conduzirá a um melhor desempenho da escola.
URI: http://hdl.handle.net/11328/14
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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