Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/138
Title: Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Authors: Rodrigues, Sónia Marisa da Silva
Keywords: E-Learning 
B-Learning 
Avaliação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC's)
Projectos em e-/b-Learning
Auto-avaliação
TME
Issue Date: 2007
Citation: Rodrigues, S.M.S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação.
Abstract: O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.
URI: http://hdl.handle.net/11328/138
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 362.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.