Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1366
Title: Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo.
Authors: Abelha, Marta, orientador científico
Martins, Idalina, orientador científico
Muquendi, Alberto
Keywords: Liderança escolar
Diretor de escola
Estilos de liderança
School leadership
School principal
Leadership styles
Issue Date: Oct-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Muquendi, A. (2015). Lideranças em contexto escolar: o caso da escola de formação de professores de Cambulo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: A principal ambição do presente estudo é compreender de que forma professores de uma escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor. De modo a dar resposta à problemática de investigação, anteriormente mencionada, delinearam-se três objetivos de investigação, designadamente: i) caracterizar o modo como professores da escola de formação de professores do município do Cambulo percecionam a liderança protagonizada pelo diretor; ii) compreender a influência do diretor nas dinâmicas de trabalho docente e iii) desenvolver conhecimento sobre o estilo de liderança preconizado na escola de formação de professores do município do Cambulo. A metodologia adotada na presente investigação assumiu uma natureza essencialmente qualitativa, tendo o estudo de caso sido a estratégia de investigação privilegiada. O estudo empírico decorreu no ano letivo de 2014 numa escola de formação de professores do município de Cambulo. A principal técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário MLQ de Avolio & Bass (2004) aplicado à totalidade dos docentes (n=51), tendo sido validados 35 dos questionários respondidos. A análise de estatística simples foi a técnica de tratamento de dados usada. Os principais resultados do estudo apontaram para o facto de o diretor da escola de formação de professores do município do Cambulo revelar atitudes comportamentais e posições consonantes com as características dos três tipos de liderança, sendo notória a prevalência das características associadas à Liderança Transformacional e à Liderança Transacional sobre as da Liderança Laissez-Faire.
The main ambition of this study is to understand how teachers in a training school for teachers in the municipality of Cambulo perceive the leadership led by the school principal. In order to address this issue of research is outlined – three research objectives, namely: i) characterize how teachers of the training school for teachers in the municipality of Cambulo perceive the leadership led by the school principal; ii) understand the influence of the school principal in the teaching work dynamics iii) develop knowledge about the style of leadership developed in the training school for teachers in the municipality of Cambulo. The methodology adopted in this research took an essentially qualitative nature, taking the case study was the preferred research strategy. The empirical study took place in the school year 2014 in a training school for teachers in the municipality of Cambulo. The main data collection technique was the MLQ questionnaire of Avolio & Bass (2004) applied to all the teachers (n=51) from which we received 35 validated questionnaires. A simple statistical analysis was the data processing technique used. The main results of the study point to the fact that the school principal of the training school for teachers in the municipality of Cambulo reveal behavioral attitudes and positions consonants with the characteristics of three types of leadership, being notorious a prevalence of characteristics associated with Transformational Leadership and Leadership Transactional above the Laissez- Faire Leadership characteristics.
Description: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1366
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 544.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.