Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1357
Title: Sistemas e tecnologias de informação na qualificação de adultos: construção de um referencial.
Authors: Lopes, Maria Filomena Castro, orientador científico
Morais, Maria Paula Dias, orientador científico
Postilhão, Sérgio Nuno Macedo
Keywords: Sistemas e Tecnologias de Informação
CNO (Centros de Novas Oportunidades)
CQEP (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional)
Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
Competências
Sistemas de gestão do conhecimento
Systems and Information Technologies
New Opportunities Centers (CNO)
Centers for Qualification and Vocational Education (CQEP)
RVCC Process
Competences
Knowledge management systems
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Postilhão, S. N. M. (2015). Sistemas e tecnologias de informação na qualificação de adultos: construção de um referencial. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1357.
Abstract: Nos últimos anos introduziram-se novos cenários de aprendizagem em vários domínios da educação, onde se destacam a formação e qualificação de adultos, com especial relevo no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) no âmbito dos Centros de Novas Oportunidades (CNOs) e dos recém-criados Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEPs). O alargamento da rede de CNOs conduziu a um acréscimo das inscrições nestes centros, contudo tal acréscimo não veio a revelar-se de igual modo ao nível das certificações. Este facto indicia obstáculos a uma eficaz implementação do processo de RVCC, não só por parte dos adultos candidatos como também da equipa técnico-pedagógica. As dificuldades encontradas: na gestão de tempo, na compreensão do processo de RVCC, na interpretação do referencial de competência-chave e na elaboração do portefólio, foram os principais problemas identificados pelos adultos. Pelas equipas técnico-pedagógicas são ao nível da clarificação e desconstrução do referencial de competências-chave e nas orientações dadas aos adultos. Os sistemas e tecnologias de informação (STI), com especial enfoque nos sistemas de gestão de conhecimento (SGC), são instrumentos relevantes que podem protagonizar a melhoria dos processos organizacionais. Neste trabalho propõem-se melhorar o processo de RVCC através de um referencial suportado por sistemas de gestão de conhecimento. Para validação deste referencial administrou-se um inquérito a um painel de especialistas - profissionais na área da formação de adultos com experiência no processo de RVCC. Dos resultados obtidos concluiu-se que o referencial proposto pode melhorar o processo de RVCC.
In the last years new learning scenarios were introduced in various fields of education, which includes the adults education and training, with emphasis on the process of recognition, validation and certification of competences (RVCC) under the New Opportunities Centers (CNO) and the recently created Centers for Qualification and Vocational Education (CQEP) . The enlargement of the CNO network led to an exponential increase in the number of inscriptions, but that has not proved equally in terms of certifications. This fact indicates obstacles to efficacious implementation of the RVCC process, not only by adults candidates as well as the pedagogical and technical team. The difficulty in time management, the compression of the RVCC process, in interpreting the key competences referencial and the development of the portfolio were the main problems identified by the adults. By the pedagogical and technical team are at the level of clarification and deconstruction of the key competences referencial and the guidance given to adults. The systems and information technologies (STI), with particular focus on knowledge management systems (KMS), are important tools that can enhance the improvement of organizational processes. This study proposes the improvement of the RVCC process through a framework supported by knowledge management systems. For the framework validation it was administrated a survey to a panel of experts - professionals in education and training of adults with experience in RVCC processes. The results obtained permit to conclude that the proposed framework can improve RVCC process.
Description: Tese de Doutoramento em Informática.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1357
Appears in Collections:REMIT - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDI 8.pdf5.5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Acesso Restrito.pdf406.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.