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Title: Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.
Authors: Barata, Nuno Cravo, orientador científico
Carvalho, Ana Eloisa Carneiro
Keywords: Educação especial
Intervenção precoce
Atraso global do desenvolvimento
Família
Special education
Early intervention
Intellectual development disorder
Family
TME (Educação Especial)
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Carvalho, A. E.C. (2015). Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Abstract: Atualmente as políticas e as práticas de Intervenção Precoce regem-se pelo paradigma de intervenção transdisciplinar centrado na família e nos seus contextos naturais. A partir de um estudo de caso de uma criança em risco com AGD, procurou-se compreender se as estratégias implementadas foram eficazes na promoção de competências parentais e da autonomia da família e na criação de oportunidades para o desenvolvimento global da criança. De forma a garantir a fiabilidade das interpretações do investigador e consequentemente que o estudo pudesse contribuir para o aumento das reflexões sobre as políticas e as práticas da Intervenção Precoce, optou-se por utilizar diversas fontes de dados, gerando-se condições para a sua triangulação, resultante de uma simbiose inter-metodológica de cariz quantitativo e qualitativo. Concluiu-se que a inter-cooperação dos profissionais e da família e essencialmente o envolvimento da família no processo é conditio sine qua non para o alcance dos objetivos da Intervenção Precoce.
Nowadays, the Early Intervention policies and practices are governed by the interdisciplinary intervention paradigm centered on the family and its natural contexts. Based on a case study of an at risk child with Intellectual Developmental Disorder we tried to understand if the used strategies have been effective in promoting the parenting skills, family autonomy and creation of opportunities to the overall development of the child. In order to ensure the reliability of the researcher’s interpretations and so that the study could contribute to the increase in reflections on policies and practices of Early Intervention, we decided to use different sources of data, generating conditions for its triangulation, a result of an inter-methodological symbiosis of quantitative and qualitative nature. It was concluded that the inter-cooperation of professionals and family, and essentially the family involvement in the process is a conditio sine qua non to achieve the goals of Early Intervention
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1356
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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