Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1355
Title: Lógicas de participação dos docentes na formação contínua numa perspetiva de desenvolvimento profissional.
Authors: Machado, Eusébio André da Costa, orientador científico
Correia, Elsa Paula Mateus Costa
Keywords: Desenvolvimento profissional,
Formação contínua
Condições de trabalho
Professional development
In-service training
Working conditions
Issue Date: May-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Correia, E. P. M. C. (2015). Lógicas de participação dos docentes na formação contínua numa perspetiva de desenvolvimento profissional. (Tese de Doutoramento), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1355.
Abstract: O objetivo principal deste estudo é compreender as lógicas de participação dos docentes na formação contínua como fator de desenvolvimento profissional. Pretende-se, ainda, conhecer o impacto que as atuais condições de trabalho e as lideranças escolares têm na disponibilidade dos docentes para participarem na formação. Trata-se de um estudo de natureza interpretativa que se pode incluir na categoria de estudos de caso educacionais e foi levado a cabo em cinco escolas associadas do CFAE Marco Cinfães. O seu polo de interesse não é o caso dessas escolas nem deste CFAE em particular, mas sim a questão da formação de professores como fator de desenvolvimento profissional em Portugal. A informação necessária para este estudo foi recolhida através da aplicação de um inquérito por questionário aos professores das cinco escolas selecionadas e através da análise dos dados previamente obtidos com recurso aos inquéritos de opinião para avaliação pelos formandos das ações de formação do CFAE Marco Cinfães. As principais conclusões do estudo foram as seguintes: apesar das condições de trabalho nas escolas estarem significativamente piores do que há três ou quatro anos atrás, os docentes ainda estão disponíveis para investir razoavelmente na sua formação contínua. A maior parte deles acredita que a sua prática profissional melhora após a frequência de formação contínua, que eles consideram de extrema importância para a qualidade do seu desempenho profissional. O desenvolvimento profissional é indicado, por quase todos os participantes, como o principal fator de motivação para a frequência de formação contínua. O estudo inclui sugestões de investigação futura nesta área de estudo e sugere medidas que podem ser tomadas nos Centros de Formação de Associação de Escolas, nas Escolas e Agrupamentos e noutros centros de decisão.
The main purpose of this study is to understand the reasons why teachers undertake in-service teachers training as a factor of professional development (PD). At a background level, it also aims at defining the kind of impact that the current working conditions and types of leaderships in Portuguese schools may have on teachers’ availability for training. It is an interpretative study belonging to the category of educational case studies and it was carried out in five schools which are associated to the Marco de Canaveses and Cinfães In-service Teachers Training Center (ISTTC). It focus not upon the case of these schools themselves or this ISTTC but on the issue of teachers training as a method of PD in Portugal in general. The information in this study was collected in two different ways: by applying an enquiry to the teachers in the five schools selected and by analysing the data previously collected within the process of evaluating teachers training courses organized by the ISTTC. The main conclusions drawn from the study are that although the working conditions at schools are by far worse than 3 or 4 years ago, teachers are still available to invest on their professional training to a certain extent. Most of them believe that their classroom practice improves after in-service training courses, which they consider to be of the utmost importance for the quality of their professional performance. Professional development is designated by almost all teachers enquired as the main motivating factor for joining teachers training courses. Suggestions are made concerning further investigation on this area of study and action to be taken in In-service teachers training centres, in schools and in other decision centres.
Description: Tese de Doutoramento em Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1355
Appears in Collections:INPP - Teses de Doutoramento / PhD Thesis

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