Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/131
Title: Projeto de intervenção na leitura: a ilustração na educação pré-escolar.
Authors: Figueiredo, Maria da Graça Terra de Pinho
Keywords: Educação pré-escolar
Literacia visual
Leitura
Linguagem
Comunicação
Música
Imaginação
TMEB
Issue Date: Jul-2011
Citation: Figueiredo, M.G.T.P.(2011). Projeto de intervenção na leitura: a ilustração na educação pré-escolar. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
Abstract: As crianças em idade pré-escolar são os destinatários deste projeto que visa, através da imagem, da leitura, da música desenvolver as suas competências de comunicacão e expressão. Pela associacão das várias linguagens, pretende-se verificar de que forma se conseguem potenciar as suas competências, despertar aptidões e gostos, utilizando, como ponto de partida imagens (ilustracões), construídas a partir do enredo de histórias. Este processo envolve três professores diferentes, responsáveis por etapas especificas. As ilustrações são apresentadas as crianças e com a ajuda das educadoras, são observadas e interpretadas. As educadoras introduzem vocabulário que será posteriormente utilizado, quando a história, a partir da qual essas ilustrações foram criadas, e lida. Este processo de leitura e conduzido pela professora bibliotecária. A leitura segue-se um pequeno diálogo que permitira as crianças consolidar a mensagem da história. Por fim, a canção, construída a partir da história, e apresentada pelo professor de música. Pretende-se, através desta interação, propiciar o desenvolvimento cognitivo das crianças. De forma a testar a sua evolução, as capacidades linguísticas são diagnosticadas no início do projeto e testadas novamente no final do mesmo, através do preenchimento de grelhas de avaliação. Uma análise comparativa das caracteristicas linguisticas e então efetuada. Ao longo do projeto, a observação directa foi utilizada, de modo a verificar a capacidade de leitura e interpretação das imagens, das várias crianças. A informação foi usada no preenchimento de grelhas de observação. As educadoras forneceram ainda informação adicional sobre todo o desenrolar do projeto, de forma a identificar os aspectos mais relevantes do mesmo e, porventura, melhorá-lo. Em termos gerais, este projeto permitiu comprovar que a conjugação de imagens, histórias e canções facilitam o processo de aprendizagem, no qual a linguagem e os processos cognitivos a ela associados tendem a evoluir de forma positiva. Children attending preschools, are the target audience of this project, which aims, through pictures, books and music, develop their communication and expression skills. By gathering several languages, one intends to verify how it is possible to enhance their skills, wake capabilities and tastes, using as a starting point images (illustrations) constructed from the plot of stories. The process involves three different teachers and each one is responsible for a segment of it. The illustrations are presented to the children and with the help of theirs educators they are observed and interpreted. The educators introduce vocabulary that will be used afterwards, when the story, from which the illustration was made, is read. This reading process is conducted by the librarian teacher. After the reading, a conversation takes place, allowing the children to consolidate their knolewdge on the story. Lastly, a song is introduced by the music teacher. The lyrics are made from the main aspects of the story. It is aimed that this interaction is able to foster the childrens cognitive development. To test their evolution, their language skills are diagnosed at the beginning of this project and tested again at the end of it, by completing several evaluation grids. A comparative analysis of some language characteristics is then performed. Throughout the project, direct observation was used in order to verify each child ability to read and interpret the illustrations. That information was used to fill some observations grids. The educators provided some additional information on the development of the project, identifying its most relevant aspects, making possible its future improvement. Generally speaking, this project allowed to prove that when images, stories, and songs are combined the learning process is enhanced, allowing a better development of the children cognitive abilities.
URI: http://hdl.handle.net/11328/131
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEB 9 (bibliografia).pdf13.28 MBAdobe PDFView/Open
TMEB 9.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
TMEB 9(capa).pdf430.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.