Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1304
Title: Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.
Authors: Sobral, Sónia Rolland
Pimenta, Pedro Cravo
Keywords: Aprendizagem mista
Ensino a distância
Algoritmia
Introdução à programação
Ambientes colaborativos
Issue Date: 2009
Citation: Sobral, S. R., & Pimenta, P. C. (2009). Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação, In Atas VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges, 2009, Braga.
Abstract: O ensino introdutório de programação nos primeiros anos das Licenciaturas da área da Informática tem uma elevada taxa de reprovações. A aprendizagem mista aparece como uma possibilidade de solução para este grave problema de insucesso. Esta investigação, que usou a plataforma MOODLE, decorreu em dois anos lectivos sucessivos e teve como base a unidade curricular semestral de Algoritmia comum ao primeiro ano das Licenciaturas em Informática ministradas na Universidade Portucalense. No primeiro ano de investigação o uso do MOODLE estava acessível aos vinte e quatro alunos de uma das turmas práticas, sendo de noventa e dois o total de alunos inscritos. No segundo ano permitiu-se a inscrição na e-unidade curricular a todos os noventa e três alunos inscritos, tendo sido usada por setenta e cinco deles, e já se realizou no paradigma de Bolonha com a consequente mudança traduzida na nova aproximação ao ensino centrado no aluno e no desenvolvimento das suas competências. Retiraram se várias lições para alunos, docentes e instituições e concluiu se que a utilização da aprendizagem mista foi muito eficaz quer objectivamente em relação ao insucesso quer subjectivamente em relação ao nível de satisfação por parte dos alunos envolvidos.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1304
Appears in Collections:REMIT - Comunicações a Congressos Internacionais / Papers in International Meetings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Challenges2009_Aprendizagem mista na resolução de exercícios de programação.pdf674 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.