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Title: As respostas educativas no Ensino Secundário público dos alunos com necessidades educativas especiais.
Authors: Barata, Nuno Cravo, orientador científico
Borges, Paulo
Keywords: Necessidades educativas especiais
Educação especial
Respostas educativas
Ensino secundário
Inclusão
Classificação Internacional da Funcionalidade
Sucesso/Insucesso
Plano individual de transição
Currículo especifico individual
Special needs
Special needs education
Educational options
High school
Inclusion
International functionality Classification
Success and failure
Individual transition plan
Specific individual curriculum
TME (Dissertação de Mestrado em Educação Especial)
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Universidade Portucalense
Citation: Borges, P. (2015). As respostas educativas no Ensino Secundário público dos alunos com necessidades educativas especiais. (Dissertação de mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1294.
Abstract: Este estudo incide sobre as respostas educativas dadas aos 44 alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário público de dois agrupamentos do concelho de Sintra. Estuda as particularidades destes alunos, nos seus diagnósticos, nas suas classificações de funcionalidade, das funções do corpo, atividade e participação e nos fatores ambientais. Analisa em que níveis de ensino os alunos foram elegidos para a educação especial. Analisa as medidas aplicadas aos alunos com NEE. Revela as opções dos alunos no ensino secundário o sucesso/insucesso nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais. Revela as opções das direções dos dois agrupamentos, nas respostas educativas dos alunos com plano individual de transição e com currículo específico individual. A análise dos dados da amostra é oriunda dos documentos dos processos individuais destes alunos, onde constam como documentos: os programas educativos individuais, relatórios médicos, relatórios técnicos pedagógicos, relatórios circunstanciados, entre outros documentos. Procedeu-se à análise dos resultados que clarificou diversas informações sobre a amostra em estudo como: os géneros, faixa etária, retenções, adiamentos, nível de ensino de elegibilidade para a educação especial, medidas educativas mais aplicadas, as funções do corpo classificadas e respetiva incidência de incapacidade, as funções da atividade e participação classificadas e suas respetivas dificuldades, as classificações dos fatores ambientais e respetivos obstáculos ou facilitadores. Verificou-se as três funções mais aplicadas nestes três domínios, analisou-se as opções de ensino dos alunos no secundário, o sucesso/insucesso destas opções e as respostas educativas proporcionadas aos alunos do secundário com planos individuais de transição e currículos especificas individuais, assim como, o cumprimentos da Portaria 275/A de 2012 de 11 setembro.
This Master Degree study is about the educational options provided by two public school departments in Sintra for forty four students with learning disabilities in high school. We studied their diagnosis, their functional skills, motor skills, and environmental interactions. We analyzed the high school degree they were to follow for their learning disabilities, and which actions were applied. We can see their success when comparing professional high school course or a general course. It shows the paths these school departments followed, their actions for each student in the individual transition plan (ITP) and individual education plan (IEP). The database was taken from the students IEP, which contain the following documents: personal educational plan, medical records, technical-pedagogical record and other documents important to the project. The assessment gave us information about the sample like; gender, age, grade failing, elementary school enroll delaying, school level in the special education, commonly educational strategies, motor skills classification and the respective disability incidence, their activity input in school classification, and the respective complications, environmental aspect classification, and respective obstacles and helpers. The three common functions were observed from the International Functionality Classification. We evaluated the students’ options of high school courses, and their successes and failures. The educational possibilities presented in the ITP, and the plan to develop students functional skills, and the respect for the law (Ordinance 275-A from 2012, Sept 12). Our conclusion was, that we still need to find some educational answers for these students from public high school. There is a big number of students with learning disabilities with failing grades and that experience school frustration in various high school courses. The law is not being respected when it comes to students with IEP.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Especial na especialização em Problemas Cognitivo-Motores.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1294
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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