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Title: Formação e competências do educador social num trabalho em equipa na área da saúde.
Authors: Barbosa, Daniela Sousa
Keywords: Educação social
Educação para a saúde
Equipa multiprofissional
Social Education
Health education
Multi professional team
Issue Date: 2013
Citation: Barbosa, D. S. (2013). Formação e competências do educador social num trabalho em equipa na área da saúde. Dissertação de Mestrado em Educação Social.
Abstract: Cada vez mais, na nossa sociedade é necessário ter-se em atenção todas as mudanças que esta sofre ao longo da sua evolução, pois podem conduzir a comportamentos pouco corretos que urge prevenir, nomeadamente na área da saúde. Como tal, é imprescindível que existam técnicos especializados que possam colaborar com equipas de saúde podendo deste modo facilitar a sua tarefa. A presente investigação pretende aprofundar a necessidade de existirem Educadores Sociais numa equipa multiprofissional de saúde. Para isso, realizamos uma investigação centralizada na formação e competências do Educador Social num Trabalho em Equipa na Área da Saúde. Para obter os dados necessários à sua realização, foi solicitada a colaboração de Educadores Socais que responderam a um inquérito baseado no método de Delphi. Na primeira parte deste trabalho começamos por efetuar uma revisão da literatura referente à Educação Social, ao Trabalho em Equipa e à Educação / Formação para a Saúde. A segunda parte foi dedicada à parte empírica. Assim foram realizados inquéritos de acordo com método Delphi em que se efetuaram duas voltas (rondas), para poder obter consenso sobre o papel e funções do Educador Social a desempenhar na área da saúde integrado numa equipa multiprofissional. De entre os resultados obtidos ressaltou que o Educador Social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa, age na inclusão social, nas inadaptações sociais e no favorecimento das autonomias e do bem-estar social. Assim este profissional poderá ser uma mais-valia para as equipas multiprofissionais de saúde, bem como, para a população de uma comunidade, independentemente do grupo etário, género ou tipo de patologia. Espera-se deste modo, que os resultados desta investigação possam contribuir para evidenciar a pertinência deste profissional no âmbito da área da saúde. In our society it is necessary to take into consideration any changes that occur during its evolution, which can influences behaviors, sometimes not so healthy as we which. Health is certainly a priority which weeds close attention. Following that, it is essential to have technical experts who can collaborate with teams of health and facilitate their task. The aim of his research is to study the need of Social Educators in a multidisciplinary health care team. An investigation centered on the training and skills of the Social Educator healthcare teamwork was taken .Following that the author conducted a Delphi research to know about the role, of a Social Education in a health care team and to know about the need of knowledge and skills to work with a group of health professionals. She use two rounds in order to obtain consensus- The results are: The Social Educator is a social agent of changes that uses educational intervention strategies acts in social inclusion or to promote the autonomy and social welfare of a person/ community. This can be a good help in a multiprofesional teams working on health, as well as to the population of a community, regardless of age groups, gender or type of pathology that refers to. It is expected that the results of this research may contribute to increase the relevance of this professional in the field of healthcare.
URI: http://hdl.handle.net/11328/126
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